Home . Notícias

Alunos aprendem na teoria e na prática como preservar o solo

08/08/2017 Por pepe

 A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira, dia 4, mais uma ação de Educação Ambiental na cidade. Aconteceu uma palestra no auditório do Paço Municipal para 21 crianças, alunas do 5º ano da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Infantil) Augustina Adamson Paiva, do Jardim São Francisco. Os jovens aprenderam, na teoria e na prática, sobre a importância de preservação do solo.

A geóloga Aline Belina, mestre em Geociências, apresentou conceitos da formação do solo e a importância de preservá-lo, por ser o local onde crescem plantas e os organismos vivos, essenciais para produzir alimentos. Em seguida exibiu vídeo sobre o tema e mostrou slides para falar dos fatores negativos que prejudicam este recurso não-renovável: desmatamento, poluição, agricultura predatória, lixo e queimadas.

A especialista apresentou também experiências práticas aos jovens, que tiveram contato com experimentos para aprender sobre a infiltração de água no solo. “É uma forma de demonstrar a importância da preservação ambiental”, ressalta a geóloga, que trouxe amostras de três tipos de solo (arenoso, argiloso e pedregulhos), com diferentes infiltrações, para ilustrar os efeitos de chuvas, erosões e assoreamento.

Os estudantes estiveram acompanhados da professora Larissa Menuzzo e da coordenadora Priscila de Cássia Gomes Alcântara. Pela Secretaria de Meio Ambiente participaram a diretora, Fernanda Dagrela, e os estagiários de Engenharia Ambiental. “É mais uma ação de Educação Ambiental, conscientizando as crianças para boas práticas”, destaca Fernanda. “É um despertar para a cidadania, com foco na preservação do meio ambiente”, completa.

Veja também

Vazão da nascente modelo ‘abasteceria’ 576 pessoas/dia

Leia na integra

Palestra leva Educação Ambiental a alunos da rede pública

Leia na integra