Home . Notícias

Adutora começa a ser trocada em bairros

25/05/2016 Por pepe

 A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) iniciou as obras de substituição de três quilômetros de adutoras que passam pelos bairros Jardim Bela Vista, Santa Rosa e São Jorge. A nova rede fornecerá água diretamente para o São Jorge e a região do Jardim Santa Luiza, com material de melhor qualidade, mais durável e de menor manutenção. Além disso, a melhoria ajudará a reduzir ainda mais as perdas de água tratada no Município.

O contrato assinado com o Consórcio Cadre Engenharia, vencedor do processo licitatório para realizar o serviço, é no valor de R$ 1,853 milhão e com vigência de 18 meses. As atuais adutoras, implantadas décadas atrás, são feitas de cimento amianto e serão substituídas por material PEAD (Polietileno de Alta Densidade), o melhor e mais eficaz existente no mercado.
“É um material mais resistente e de maior durabilidade, que reduz a necessidade de manutenção, contribuindo com a redução de perdas”, explica Thiago dos Santos Rodrigues, técnico em edificações da Coden. Segundo ele, o PEAD evita rompimentos na rede e, com isso, ocorre gradualmente a diminuição nas perdas de água tratada no sistema, que atualmente são de 29% em Nova Odessa.
As novas adutoras serão colocadas paralelamente às atuais. Um dos trajetos, de 2.210 metros e material de 200 milímetros de espessura, inicia no Jardim Bela Vista (Rua Professor Carlos Liepin), passa pelo Santa Rosa e termina no São Jorge, no cruzamento das ruas Natal e São Paulo. No meio do caminho, a adutora é conectada a um trecho substituído antes em troca de rede no Santa Rosa e Bela Vista.
Já a adutora de 250 mm, com 775 metros de extensão, inicia no Jardim São Jorge e terá novo traçado até chegar à Captação da Coden no bairro. O trajeto não vai mais margear o Ribeirão Quilombo, e sim percorrer as ruas. Como a adutora atual passa debaixo de vários terrenos particulares, eram necessárias autorizações em casos de reparos. A partir da troca, a Coden terá total acesso à nova rede implantada.
Por ser uma rede colocada em paralelo à atual, durante a implantação não haverá necessidade de interromper o fornecimento de água – somente no momento de interligações. O método executivo possui baixo impacto aos moradores no entorno, uma vez que as valas não são contínuas e abertas a cada 80 ou 100 metros. E logo em seguida são colocados passadiços metálicos, normalizando o fluxo de veículos.
“Essa nova adutora facilitará, e muito, a manutenção na rede do Jardim São Jorge”, ressalta o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, que esta semana vistoriou os trabalhos na companhia do secretário de governo Wagner Morais. “É uma importante obra que mostra o comprometimento da atual Administração Municipal em investir na busca por serviços de excelência para a população”, acrescenta Morais.
“O investimento na redução de perdas é essencial, principalmente neste momento de crise econômica, que ocorre logo após a crise hídrica. Assim vamos gastar menos dinheiro, já que a mesma quantidade de água tratada poderá abastecer um número maior de pessoas. Além disso, estamos preservando a nossa água, que é um recurso natural esgotável e precisa ser usada com sabedoria”, cita o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
Desde 2010, após a aprovação do Plano Diretor de Perdas, a Coden investiu R$ 20,568 milhões em obras para a redução de perdas de água tratada, que na época eram de aproximadamente 43%. Entre as melhorias implantadas estão troca de rede no Centro e jardins Santa Rosa, Bela Vista, Éden e São Manoel, além de controle de pressões, troca de hidrômetros, setorização e banco de dados.
 

Veja também

Coden participa de congresso de saneamento

Leia na integra

Obras vão reduzir perdas de água tratada

Leia na integra