Home . Notícias

Após ação de recuperação, nascente volta a fluir no bairro Piraju

18/01/2015 Por pepe

Uma das principais nascentes do sítio Piraju, no bairro Piraju, localizado em Nova Odessa, voltou a vida. O que antes era cenário de seca e entristecia o senhor Sílvio de Campos, de 81 anos, hoje é motivo de orgulho. A nascente, após passar pelas ações de desassoreamento feitas pela Prefeitura de Nova Odessa, voltou a fluir e, assim, passou a contribuir novamente com o sistema de abastecimento da cidade.

“Estou nesta propriedade há 60 anos e esta nascente nunca havia secado. Há cerca de 10 meses, ela secou. Fiquei muito triste, pois ela era meu orgulho e era de onde retirava água para diversos afazeres. A água também seguia para a represa Lopes II. Agora, com esta ação da Prefeitura, a água voltou a brotar da terra e estou muito feliz”, ressaltou.

Após ter conversado com a diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental de Nova Odessa, Aryhane Massita, seu Sílvio tomou conhecimento do programa desenvolvido pela Prefeitura e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) que busca a recuperação das nascentes, de forma auxiliar na sustentabilidade hídrica do município. “Assim, entrei em contato e expliquei que gostaria de recuperar esta nascente. A Prefeitura auxiliou nesse processo de recuperação”, disse o aposentado.

Segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, a recuperação das nascentes é um serviço essencial para o sistema de abastecimento. “O diretor de Serviços Urbanos, Hélio Brito de Jesus, disponibilizou equipamento e equipe. Com o serviço, a água voltou a fluir para a represa Lopes, contribuindo para o abastecimento da cidade. A Prefeitura também fornecerá mudas de árvores nativas para complementar a arborização da área”, disse.

Fernanda ressaltou que a atitude de seu Sílvio foi importante. “Ele se interessou pelo programa de recuperação de nascentes e deu exemplo ao se preocupar com a preservação do meio ambiente. Seu sítio conta com áreas verdes e, assim, acaba por prestar um serviço ambiental à população, em especial a proteção dos mananciais”, ressaltou.

Segundo o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, Nova Odessa conta com a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água e com o Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos. “Com os recursos do Fundo será possível desenvolver uma série de ações que promoverão a sustentabilidade hídrica da cidade”, explicou.

Ongaro lembrou ainda que foi feita uma caracterização de 136 nascentes de cabeceira e que é elaborado um cronograma de serviços. “Há uma equipe da Coden que executará, no decorrer do ano, ações para recuperar as nascentes”, pontuou.

Veja também

Entrega da Revitalização da Praça da Bíblia aconteceu no último sábado

Leia na integra

Administração entrega Revitalização da Praça da Bíblia neste sábado

Leia na integra