Home . Notícias

Mutirão faz limpeza das represas de abastecimento de Nova Odessa

05/11/2014 Por pepe

Material recolhido foi encaminhado para reciclagem

A Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Nova Odessa deram início, nesta segunda-feira (03/11), a um mutirão de limpeza nas represas de abastecimento da cidade. O objetivo é fazer a retirada de resíduos encontrados no leito das represas.


Segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela, por meio deste mutirão já executado na represa Recanto 2 e 3, foram retirados diversos materiais encontrados como garrafas PET, sacolinhas plásticas, copos descartáveis, latinhas de alumínio, entre outros resíduos que se encontravam jogados no local. “Todo o material foi encaminhado para a cooperativa de reciclagem CooperSonhos”, explicou. A ação está prevista para ter continuidade atendendo as outras represas de abastecimento.

Além da retirada de materiais, a Prefeitura, por meio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) promove o desassoreamento da Represa Recanto II. Para tanto, foi contratada uma empresa, que faz a retirada do material assoreado e, assim, aumentará em 75 milhões de litros (ou 75 mil metros cúbicos) a capacidade de reserva, o que representa 22% de sua capacidade total de 340 mil metros cúbicos.

A Prefeitura, Coden e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) também promovem a recuperação das nascentes que compreendem o sistema de abastecimento público e também outras regiões da cidade. De acordo com Fernanda, no primeiro momento é feita uma pré-avaliação do estado destes corpos hídricos e, após este estudo, uma equipe fará o desassoreamento das nascentes. Assim, serão recuperados oito sistemas, que compreendem 136 nascentes: Recanto, Lopes, Santo Ângelo, Capuava, Palmital, Instituto de Zootecnia, Fazenda Fortaleza e Córrego São Francisco. “O objetivo é aumentar a vazão destas nascentes”, explicou.

Veja também

Coden finaliza 9ª Sipat com a presença do prefeito e autoridades municipais

Leia na integra

Coden realiza sua 9a SIPAT

Leia na integra