Home . Notícias

Recanto II – Desassoreamento vai aumentar a capacidade de reserva de água em 75 milhões de litros

22/09/2014 Por pepe

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), está ampliando as ações de desassoreamento da Represa Recanto II. A contratação de uma empresa especializada para execução do serviço está agilizando os trabalhos. O objetivo é aumentar em 75 milhões de litros (ou 75 mil metros cúbicos) a capacidade de reserva, o que representa 22% de sua capacidade total de 340 mil metros cúbicos.
 
A Coden definiu pelo desassoreamento desta represa por ser a represa com menor capacidade no sistema e a que se encontra mais assoreada. Outro fator importante que levou a direção da Coden a optar por este trabalho foi por esta represa se encontrar vazia em um maior tempo, facilitando assim o acesso com máquinas escavadeiras e caminhões, evitando a utilização de dragline que tem o custo maior e velocidade menor.
 
“Estamos aproveitando este período de estiagem para realizar essas obras que vão garantir mais tranquilidade no futuro. Estamos adotando políticas públicas, de todas as formas possíveis, para evitar que essa situação não volte a se repetir no futuro”, disse o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
 
O contrato foi assinado na quarta-feira, dia 10, com a empresa Gedecon Participações Ltda e inclui o fornecimento de materiais, máquinas, veículos, mão de obra e tudo mais que se fizer necessário para execução dos serviços.
 
A Coden já tinha a licença emitida pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para a realização do serviço, que vinha sendo feito, desde a semana de 11 de agosto, com a equipe da Coden e Prefeitura. A disponibilidade da Coden e Prefeitura era limitada, uma vez que esta não é sua atividade fim, por isso optou-se por contratar uma empresa especializada, com mais recursos (mão de obra e maquinários) para agilizar a tarefa. A partir da assinatura do contrato a empresa está trabalhando com 20 caminhões, quatro máquinas escavadeiras hidráulicas e um trator de esteira.
 
O contrato prevê que a empresa remova 75 mil metros cúbicos de terra, em um período de 45 dias, prorrogáveis pelo mesmo prazo, caso haja intervalos de chuva, pois com chuva o mesmo se torna inviável. O valor do investimento é de R$ 1.086.155,65.
 
“Esse trabalho é de extrema importância, pois irá aumentar a nossa capacidade de reserva de água, em 75 milhões de litros”, afirmou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Veja também

Nota – Rompimento de rede no Centro

Leia na integra

Coden adquire 07 veículos 0 Km

Leia na integra