Home . Notícias

Conscientização: Presidente da Coden dá palestra em escola da Vila Azenha

21/08/2014 Por pepe

A pedido da direção da CMEI Profª. Vânia Meirelles Dextro Mauerberg, da Vila Azenha, o diretor-presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro, realizou uma palestra para os pais de alunos da creche e da EMEF Paulo Azenha, na última terça-feira, dia 19 de agosto. O convite partiu do diretor da CMEI Haroldo Ramos Teixeira, através de uma sugestão em reunião entre educadores e coordenadora de ensino.
 
Neste evento a Coden apresentou a um vídeo institucional, com informações sobre o funcionamento da empresa e outra explanação com foco na situação hídrica do município, qual a capacidade e como está atualmente. Abordou a questão da estiagem, a maior dos últimos 50 anos. A capacidade de reserva hídrica e a situação hoje, com apenas 27% de sua capacidade total.
 
A Coden trata e distribui em média 15 milhões de litros de água por dia, atualmente com a necessidade de racionamento este número foi reduzido para 10,5 milhões de litros/dia. Ongaro mostrou fotos das represas cheias e fotos atuais, onde o nível está bem baixo, sendo que a Recanto II está com apenas 3% de sua capacidade, praticamente zerada. Neste local a Coden trabalha com o desassoreamento, visando ampliar seu espaço para a reserva de água.
 
Ongaro falou ainda da necessidade de fechamento dos registros, das 21h às 10h, para que haja economia, abordou a campanha de conscientização que a empresa tem feito e o novo ponto de captação de água, pelo córrego Filipada, em área particular que resulta em 15 litros por segundo. Falou ainda sobre a importância da economia de água e sobre o problema com desperdício, passando algumas dicas para que as pessoas possam economizar.
 
“Agradecemos muito a participação da Coden. Conseguimos integrar as duas escolas, o pátio estava lotado, cerca de 100 pessoas. Acredito que atingimos o objetivo, saímos da sala de aula e atingimos a comunidade. Gostei muito da participação dos pais e do assunto abordado, com a realidade de Nova Odessa. Fez com que os pais entendessem o que está acontecendo, pois muitos achavam que o problema era dos outros e não de nossa cidade”, afirmou o diretor da CMEI, Haroldo Teixeira.
 
Durante sua explanação, Ongaro disse ainda que as nascentes levam até nossas represas 10 litros de água por segundo e a Coden tem retirado 100 litros por segundo. “A matemática não bate, estamos retirando muito mais do que entra. Não temos chuva, precisamos diminuir o consumo”, frisou Ongaro.
 

Veja também

Coden dá início ao desassoreamento das represas

Leia na integra

Coden passa a captar água do córrego Filipada

Leia na integra