Home . Notícias

Consumo precisa ser reduzido para garantir abastecimento

04/07/2014 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) divulgou hoje estudos que apontam a necessidade da redução em 30% do consumo médio de água por habitante em Nova Odessa.
 
De acordo com os dados apresentados, o consumo médio diário de cada morador da cidade é de 200 litros por dia. Para garantir o abastecimento normal até outubro, quando está previsto o início do período de chuvas, esse consumo teria que cair para 140 litros por dia. “Contamos com a colaboração e a conscientização da população. Neste período, principalmente este ano, com a estiagem acentuada, precisamos eliminar o desperdício como a lavagem de calçadas ou carros. Pequenas ações, se adotadas por todos os moradores, podem evitar a falta de água na cidade”, explicou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ôngaro.

Comparando os índices de consumo de maio e junho, houve aumento de 2,5%. Em maio o consumo foi de 428.573 metros cúbicos e em junho foi de 439.123 metros cúbicos.
Nova Odessa está hoje com 35,5% de sua capacidade de reserva de água. Em uma semana o nível das represas baixou em média 1,2 metros. Além do nível das represas ter baixado, as entradas nas nascentes diminuíram consideravelmente, cerca de 90%. A cidade enfrenta a pior estiagem dos últimos cinco anos.
 
Uma das medidas adotadas para manter o abastecimento em todo o município foi dar início à transposição da represa Santo Ângelo, localizada no pós-Anhanguera, divisa com Americana. “Esta era uma reserva a mais que tínhamos, mas começamos a bombear água dela para transpor para o sistema Lopes. Ela é pequena, representa 20 dias de bombeamento”, explicou o gerente químico da ETA, José Hilário Pessoa.
 
REDUÇÃO DE CONSUMO NO SERVIÇO PÚBLICO – A Prefeitura de Nova Odessa e a Coden adotarão um plano de redução de perdas e de consumo no serviço público. Em reunião realizada hoje de manhã, secretários e diretores definiram medidas que visam economia de água tratada.
 
“Estamos pedindo que a população economize e também vamos fazer a nossa parte. Estamos unindo todas as secretarias e diretorias neste trabalho de sensibilização e conscientização, afinal, conservando a água estamos conservando a saúde do ser humano. Neste assunto, se houver prejuízo, todos são afetados igualmente”, disse o secretário de Governo, Wagner Morais.
 
A Secretaria de Esportes suspendeu, por tempo indeterminado, as lavagens semanais dos ginásios de esportes. Os servidores também foram orientados a não regar jardins com água tratada, assim como reduzir o número de vezes em que os campos são regados.
 
A Secretaria de Saúde, acompanhada dos técnicos da Coden, fará um trabalho de busca intensiva por vazamentos. Esse trabalho será estendido a todos os prédios públicos.
Também em parceria com a Coden, a Secretaria de Educação iniciará o levantamento de custo para substituição de torneiras por equipamentos com temporizador e redutores de consumo. As novas unidades de ensino, como as creches dos jardins Santa Rita e Marajoara já contam com estes equipamentos, assim como com reservatórios de água de chuva.
 
A Diretoria de Meio Ambiente utilizará água da represa do Bosque Manoel Jorge, abastecida pela nascente da “piscina do Jacó”, para regar parques e jardins, evitando o consumo de água tratada.

Veja também

Nível das represas baixa 1,2 metros em sete dias

Leia na integra

Representantes do Ciesp se preocupam com os reflexos da crise hídrica nas indústrias

Leia na integra