Home . Notícias

Equipe de Votuporanga conhece sistema de tratamento de lodo na Coden

04/03/2013 Por pepe

Uma equipe do Saev (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente) de Votuporanga, esteve em visita a Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, para conhecer o sistema de tratamento do lodo, gerado na ETA (Estação de Tratamento de Água). Pelo Saev estavam presentes José Lúcio da Silva, responsável pelo sistema ETA-ETE; Aldo Takao Okoti, engenheiro civil; Luís Antônio Costalonga, diretor de divisão da ETA e Luiz Henrique Marceneiro, técnico em eletricidade. Eles foram recebidos pelo diretor presidente da Coden, o engenheiro Ricardo Ongaro e pelo gerente químico responsável pela ETA, José Hilário Pessoa.

Ongaro e Pessoa explicaram sobre o sistema de tratamento de lodo em Nova Odessa e deram sugestões sobre o que seria mais viável em Votuporanga. O grupo conheceu todo o sistema de tratamento de água e esteve, inclusive, no viveiro municipal, localizado no bairro Guarapari, onde parte do lodo é levada para ser usado em compostagem para adubo de mudas. “Eles conheceram as tecnologias que usamos, como o dióxido de cloro, que é uma tecnologia mais moderna de tratamento de água. A desidratação do lodo e sua destinação final. Fazemos este trabalho desde 2005”, afirmou Hilário.

O lodo proveniente do tratamento de água é formado por materiais orgânicos e inorgânicos que estão nas represas onde ocorre a captação. Em Nova Odessa são gerados cerca de 13 metros cúbicos por dia de lodo. Parte deste material é encaminhada para compostagem, outra, de forma experimental, era destinada a fabricação de tijolos em uma olaria de Hortolândia e parte vai para o aterro sanitário, conforme determinação da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

“Soube da retirada de lodo de Nova Odessa que é praticamente sem descarte para o meio ambiente e isso nos interessou. Precisamos implantar o sistema de tratamento e retirada de lodo na Estação de Tratamento de Água. Essa visita nos dá uma visão do que podemos estar implantando lá. O sistema que existe em Nova Odessa é simples, porém bem operacional, é um bom começo para a gente iniciar o nosso projeto. Este tratamento ainda é novidade, são poucos os municípios que estão fazendo uma destinação correta do lodo”, afirmou José Lúcio Silva.

“Essas visitas agregam valores, pois trocamos experiências e isso é importante para a parte técnica, pois crescemos juntos”, afirmou Hilário.  

Veja também

Fornecimento de água será interrompido na próxima terça em alguns bairros

Leia na integra

Coden estuda cobrança de esgoto industrial

Leia na integra