Home . Notícias

Coden estuda cobrança de esgoto industrial

28/02/2013 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa está finalizando o estudo de implantação da cobrança de esgoto para empresas que utilizam água de poços artesianos e outras fontes alternativas de captação de água. A ação é necessária por conta de um acordo firmado pelo governo anterior com o Ministério Público no fim do ano passado.

De acordo com o diretor presidente da Coden, Ricardo Ôngaro, não há possibilidade de a prefeitura reverter a decisão e a cobrança é inevitável devido ao acordo assinado ano passado pelo ex-prefeito Manoel Samartin.

Nos próximos dias, cerca de 360 empresas que utilizam poços artesianos devem receber, por correspondência, a solicitação para que forneçam informações sobre o consumo de água, utilização no processo produtivo e análise de impacto causado pelo lançamento do efluente na rede coletora de esgoto.

Ôngaro explicou que essas informações nortearão o projeto final de cobrança, que deverá ser feito de acordo com o impacto causado por cada empresa. “Com esses dados poderemos formular um projeto justo, com cobrança estabelecida de acordo com o volume e a característica do efluente lançado”, explicou.

“Estamos cumprindo o TAC (Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta) assinado no passado. Não temos alternativa para evitar a cobrança. Porém, estamos estudando formas de reduzir o impacto causado às indústrias, que são geradoras de emprego para nossa população”, acrescentou o secretário de Governo, Wagner Morais.

Ôngaro afirmou que Nova Odessa é uma das poucas cidades que ainda não cobrava pelo lançamento de esgoto na rede por empresas desse tipo.

“Nova Odessa não cobra este serviço dos usuários de poços artesianos, isso porque a legislação vigente prevê que a cobrança de esgoto seja feita sobre o fornecimento de água. Como utilizam poços, a Coden não faz a medição da água e não cobra o esgoto, porém, o serviço de coleta e afastamento é feito. Vamos regularizar esta situação. Por enquanto ainda estamos estudando. Assim que o estudo estiver pronto vamos notificar estes usuários, que terão um prazo para se adequarem”, afirmou o diretor presidente.

Atualmente todo o imóvel que tem uma ligação de água pela companhia recebe na sua conta a cobrança de esgoto, referente a 80% da utilização de água.

Veja também

Com a presença do prefeito e vice, diretoria da Coden entrega ampliação de prédio

Leia na integra

Coden completa 36 anos e entrega ampliação de prédio administrativo

Leia na integra