Home . Notícias

Ação rápida impede contaminação de represa

13/02/2013 Por pepe

Uma ação rápida entre a Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa e a Vigilância Ambiental impediu a contaminação da represa Recanto I. O gerente químico da ETA (Estação de Tratamento de Água), José Hilário Pessoa, recebeu uma ligação na terça-feira (12), à noite, com a denúncia sobre o descarte de tambores com óleo na estrada de acesso a esta represa, onde é feita a captação de água.

Na manhã de quarta (13), ele entrou em contato com o responsável pela Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira, e ambos estiveram no local, onde constataram a denúncia. Logo após a Vigilância providenciou a retirada do material. Foram recolhidos cinco galões de mais ou menos 40 quilos cada e um galão de 80 quilos, de óleo misturado com limalha de ferro.

“Esta não é a primeira vez que isso acontece e sabemos que não será a última. Trata-se de um crime ambiental”, afirmou Hilário. Para ele, pelo que puderam observar era material de alguma oficina, com peças de carro, graxa, material de usinagem. “As pessoas não tem consciência, depositaram o material a 100 metros da represa onde fazemos a captação de água para a cidade. Se não tivéssemos recebido a denúncia e agido rápido o produto iria direto para o manancial, contaminando a água”, comentou.

Os tambores foram recolhidos e levados à Garagem até que seja encontrada uma empresa que possa fazer o recolhimento. O diretor da Vigilância em Saúde, Osmar Azol, fez um apelo às empresas que tiverem este tipo de material ou outro para descarte, para que entrem em contato com a Vigilância, que se compromete a buscar uma empresa que recolha este tipo de material. Com isso, vão evitar o descarte, em qualquer local, que comprometa o meio ambiente.

O presidente da Coden, Ricardo Ongaro, parabenizou a ação realizada em conjunto pela Companhia e Vigilância e lamentou a situação com o descarte. “É lamentável que as pessoas ainda ajam desta forma sem a mínima consciência do problema que podem causar”, frisou.

Lixo – Hilário apontou ainda o descaso da população em relação ao descarte de lixo e entulho próximo à represa Recanto II. No final da Avenida Brasil, cruzamento com o acesso a represa II tem uma vasta área com lixo eletrônico, restos de alimento, sofás e outros descartes.

Veja também

Prefeito e diretor da Coden acompanham início das obras na Vila Azenha

Leia na integra

Interrupção do fornecimento de água em vários bairros

Leia na integra