Home . Notícias

Troca da Rede no Bela Vista está 60% concluída

28/01/2013 Por pepe

A segunda etapa de troca da rede de água localizada na região dos bairros Jardim Bela Vista e Santa Rosa já está com aproximadamente 60% concluída. O serviço está sendo realizado pela empresa Renova de Campinas, contratada pela CODEN (Companhia de Desenvolvimento), de Nova Odessa. “A qualidade da obra é a mesma da realizada no Centro. Não tivemos problemas”, afirmou Ricardo Ongaro, diretor presidente da CODEN. No final do ano a empresa concluiu o serviço da área central, um trecho de cerca de 12 km de rede.

De acordo com Rafael Gaia do Carmo, gerente técnico da CODEN que acompanha as obras, o material utilizado para este serviço é bem resistente, tem prazo de validade de 100 anos. Na troca estão sendo substituídas as redes que antes era de cimento amianto, que sofria trincas e consequentemente vazamentos, com perda do produto e outras de ferro que também poderiam apresentar trincas, além de oxidar, prejudicando a passagem da água.

Para a troca da rede a empresa utiliza uma máquina que os funcionários apelidaram de “tatu”, o equipamento rompe a rede anterior, ao mesmo tempo em que já passa a nova.  “As redes antigas foram implantadas há mais de 50 anos. Esta substituição é de extrema importância para combater as perdas tanto de água tratada como dos produtos químicos. O que gera economia”, afirmou Ongaro.

A próxima etapa será o setor 03, que compreende os bairros Fadel, Flórida e Vila Azenha. Os serviços estão prestes a começar, a previsão é para o final de fevereiro ou início de março. A obra já foi licitada e o projeto se encontra na Caixa Econômica Federal (CEF) para emissão de certificação. Tem ainda estudo para a troca de rede da região do Jardim Éden. Porém esta rede é mais nova e o trecho a ser trocado também é inferior aos outros dois.

População – A CODEN e a empresa Renova tomam os devidos cuidados para evitar o incômodo à população. “O bom deste trabalho é que não tem perturbação para a população, pois não tem escavação linear de valas. A cada trecho são feitas caixas, por onde funcionários e máquinas trabalham. Há algumas interrupções do fornecimento de água em períodos curtos, algumas horas ou mesmo um dia, mas logo o fornecimento é reestabelecido”, comentou Rafael Carmo.
A rede localizada no chão é interrompida, porém a empresa providencia outra no ar para que o fornecimento de água nas residências não seja interrompido. “A rede por cima alimenta as casas e as pessoas nem percebem, não chegam a ficar sem água”, explicou o gerente técnico. Outro fator importante é que geralmente não fazem buracos (abrem postos) em frente às garagens, se isso for realmente necessário, fazem o serviço o mais rápido possível e logo cobrem a abertura com uma chapa de ferro para evitar transtornos.

Veja também

ETE volta a operar

Leia na integra

Declarações de quitação de débitos serão distribuídas nas próximas contas

Leia na integra