Home . Notícias

300 acompanham inauguração da ETE Quilombo, obra do PAC em Nova Odessa que vai tratar 100% do esgoto doméstico da cidade até fevereiro

13/12/2012 Por pepe

Cerca de 300 convidados, entre autoridades locais e regionais, colaboradores da Prefeitura de Nova Odessa e da Coden (Companhia de Desenvolvimento) e munícipes, acompanharam na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro de 2012, a cerimônia de inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, considerada pelos presentes a maior obra pública da história do município. A cerimônia foi presidida pelo prefeito Manoel Samartin.
A obra de R$ 11,6 milhões recebeu recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e da Prefeitura, já está funcionando em fase de testes e, dentro dos próximos 60 dias, vai passar tratar 100% do esgoto doméstico urbano, colocando a cidade na vanguarda regional em matéria de Saneamento Básico.
Na mesma cerimônia foram inauguradas, simbolicamente, as demais obras do Plano Municipal de Saneamento Básico. Apenas as tubulações de grande diâmetro que coletam o esgoto dos bairros e o levam à ETE Quilombo, que somam 43.300 metros de extensão, receberam investimentos de R$ 11,8 milhões, em recursos oriundos do PAC, da Prefeitura, da Coden e dos Comitês PCJ.

Discursos ressaltam pioneirismo

Em sua fala, o prefeito Manoel Samartin destacou que foram “importantíssimos” os recursos federais destinados pelos governos Lula e Dilma para a realização da obra.
“Cada um tem que fazer a sua parte, e nós estamos fazendo a nossa. A ETE Quilombo é um grande empreendimento, a maior obra pública de Nova Odessa, e a população da cidade pode ficar despreocupada, pois o esgoto doméstico será 100% tratado aqui. Além do mais, as cidades que são próximas a Nova Odessa também vão ser muito beneficiadas. Todos poderão ficar de cabeça erguida, pois vamos jogar água limpa no Ribeirão Quilombo e não vamos prejudicar o Meio Ambiente", afirmou Samartin, parabenizando a população novaodessense pela “conquista histórica”.
O prefeito de Hortolândia e presidente do Consórcio PCJ, Ângelo Perugini, destacou as ações dos Comitês de Bacias e demais órgãos regionais. “Distribuímos recursos através do Consórcio e dos Comitês PCJ para serem investidos nos municípios. O prefeito Manoel Samartin, por sua vez, foi capaz e teve brilhante competência na execução das obras de construção desta ETE. Parabenizo o município de Nova Odessa por conquistar essa obra de excelência", disse.
“Muitas pessoas se esquecem do Tratamento de Esgoto, mas o Manoel, em sua liderança, trouxe esse marco histórico para nossa região. O prefeito Manoel Samartin e a vice-prefeita Salime Abdo cumpriram uma meta fantástica e são conquistadores desta benfeitoria. Nova Odessa sai agora com novo patamar para fazer da nossa região cada dia melhor", concluiu Perugini.
Ao dirigir a palavra ao público, o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Fávero Brochi, fez questão de ressaltar a importância histórica da data para o município. “Esse é um momento histórico para Nova Odessa. A grande beneficiada é, com toda a certeza, a própria população da cidade e as bacias do PCJ. Nós, da ARES-PCJ, temos o importante papel de fiscalizar a prestação de serviços de Saneamento oferecidos à população. Nova Odessa, com essa ETE, vai ser capaz de atingir 100% do tratamento do esgoto e, por seu planejamento e execução, estamos muito orgulhosos da cidade. Na nossa bacia, poucos municípios tratam 100% do esgoto, mas Nova Odessa é pioneira no índice de tratar 100% e merece os nossos cumprimentos", parabenizou Brochi.
O diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro falou sobre a importância do empreendimento. “Sabemos que esta é uma obra importante para o município. Contudo, o nosso objetivo final também é atingir positivamente as outras cidades que recebem a nossa água por meio das bacias que cortam nossa região. Queremos ver água limpa no Ribeirão Quilombo", disse Ongaro, fazendo referência aos anos em que era possível pescar no rio.
“Água limpa e pescas em família são sonhos que queremos ver acontecendo no nosso município. Há mais ou menos uns 20 ou 30 anos, meu pai costumava pescar no Ribeirão Quilombo. Com essa Estação, queremos fazer nossa parte para trazer de volta as condições originais da bacia e, consequentemente, trazer a Natureza de volta (ao seu estado original). Assim, a ETE vem para trazer mais qualidade de vida para Nova Odessa", finalizou Ongaro, agradecendo os recursos do Governo Federal conquistados pela Prefeitura Municipal, através do Ministério das Cidades, e os Comitês PCJ.
Reforçando a grande importância da Estação de Tratamento de Esgoto para a história de Nova Odessa, o deputado estadual Antonio Mentor falou sobre o apoio do Governo Federal na construção da obra pública.
“É importante nos lembrar que esta obra faz parte de um programa de investimentos pesados do Governo Federal aqui na nossa região. São recursos adquiridos que contam com valores bastante significativos. Desde 2003, os PAC (Programas de Aceleração do Crescimento) 1 e 2 são voltados para áreas fundamentais e de grandes importâncias para a nossa região. O prefeito Manoel Samartin teve bastante êxito e empenho no projeto que culminou em uma conquista extraordinária para o município”, lembrou Mentor.
O deputado estadual Cauê Macris lembrou a importante colaboração do engenheiro Antonio Carlos Sacilotto no projeto da ETE Quilombo. "O Sacilotto também foi um dos grandes responsáveis por esta obra. Temos que nos preocupar com os recursos naturais e também com as futuras gerações. Para isso, os municípios precisam fazer os seus papéis, e Nova Odessa deu o primeiro passo na nossa região para tratar 100% do Esgoto doméstico. Parabéns a todos que contribuíram para a realização desta obra", parabenizou o deputado.
A primeira a falar durante os discursos de inauguração da ETE Quilombo foi a gerente da Cetesb de Americana, Zoraide de Souza Sendew Carnicel. “Sinto-me honrada em representar a Cetesb nesta inauguração, pois a ETE Quilombo é, acima de tudo, um presente para o Meio Ambiente. Nova Odessa, com essa iniciativa, se torna um exemplo para os outros municípios da nossa região. Quero parabenizar Nova Odessa e dizer que estamos juntos nesse crescimento. A cidade, a população e o Meio Ambiente se beneficiam muito, de uma forma imensurável”, disse.
Gentilmente convidado ao palanque por Samartin, o prefeito eleito Benjamim Vieira de Souza cumprimentou seu antecessor pela execução de 100% da obra da ETE. “Quero cumprimentar o prefeito Manoel Samartin e dar os parabéns pela iniciativa. É importante lembrar que Nova Odessa está inserida em um importante polo tecnológico e está fazendo a sua parte. Esta obra vai tratar 100% do esgoto doméstico e, por isso, nosso dever está sendo cumprido. Parabéns, Nova Odessa, por essa obra e pela magnitude que ela representa", ressaltou Bill.

10% x 100%

Inicialmente e em fase de testes biológicos, a ETE Quilombo está operando com 10% de sua capacidade, correspondente ao esgoto da bacia do Córrego Recanto – cujo Coletor Tronco é o único que deságua diretamente na ETE.
A partir de meados de fevereiro, quando estiver finalizada a última etapa do Interceptor de Esgoto Quilombo, a ETE deve atingir sua capacidade máxima de 185 litros por segundo, ou 100% do esgoto doméstico produzido pela população urbana da cidade.
Com o término da passagem do Interceptor sob a Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg, no último domingo, resta ser feita apenas a passagem não-destrutiva sob a linha férrea, próximo à ETE, cuja autorização acaba de ser expedida pela ALL e ANTT – obra já licitada e com recursos garantidos em caixa. Esta obra deve ser concluída até meados de fevereiro de 2013. Trata-se de um trecho de aproximadamente 60 metros, perante os 8,2 quilômetros do Interceptor.
A partir do momento em que o Interceptor seja conectado à Estação Elevatória da ETE, deve levar até 6 meses para que as colônias de bactérias atinjam sua maturidade plena e a Estação atinja sua eficiência máxima, de 96% de redução do material orgânico.
Leia mais aqui: https://lp.coden.com.br/noticias_integra.php?id=1097.

Veja também

Comissão do PTTS encerra ações sobre obras de macrodrenagem em Nova Odessa

Leia na integra

Comissão do PTTS encerra ações sobre obras de macrodrenagem em Nova Odessa

Leia na integra