Home . Notícias

Sob supervisão da equipe da Coden, alunos da ETEC de NO são primeiros a visitar a nova ETE Quilombo

25/11/2012 Por pepe

Vinte e dois alunos do 1º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática da ETEC (Escola Técnica) de Nova Odessa foram os primeiros a visitar a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, maior obra pública da história da cidade e que será oficialmente inaugurada no próximo dia 14 de dezembro, às 10 horas. A visita aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, 26 de novembro.

Os alunos da professora de Química Vivian Barbosa Ramires foram monitorados pela equipe do gerente químico da Coden, José Hilário Pessoa. Os técnicos explicaram detalhadamente o funcionamento do equipamento.

A ETE Quilombo está em fase de testes biológicos e já trata pequenas quantidades de esgoto oriundas da bacia do Córrego Recanto. Em breve, ela passará a tratar 100% do esgoto doméstico urbano da cidade, através do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo, em fase final de obras (veja abaixo).

“Fizemos um trabalho em classe e um grupo apresentou o funcionamento de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), enquanto o outro falou das ETEs. Os alunos, que são de Nova Odessa, comentaram sobre esta ETE. Achei a ideia de visitá-la muito interessante, porque os alunos não tinham noção de como ela funciona na prática. Quando eles veem uma estação de tratamento em operação, entendem melhor, fica mais claro o que eles estudaram na teoria”, comentou a professora.

A aluna Gabriela Alves, de 15 anos e moradora da Vila Azenha (um bairro às margens do Quilombo), concorda. “Foi uma visita bem bacana, por ser uma tecnologia nova para a cidade. Antigamente, nem todo nosso esgoto era tratado. A cidade vai ficar melhor, até por causa do Ribeirão Quilombo, que tem um cheiro bem desagradável. Tem muita gente que mora perto dele”, ponderou a estudante.

Tecnologia

Com investimentos totais da Prefeitura, da Coden, do Governo Federal (através do PAC) e dos Comitês PCJ da ordem de R$ 24 milhões, a ETE Quilombo e as tubulações de grande diâmetro que levam o esgoto até o local serão oficialmente inauguradas no próximo dia 14 de dezembro, às 10 horas, em cerimônia aberta ao público.

Localizada no ponto mais baixo do território novaodessense, na Rodovia Astrônomo Jean Nicolini (próximo à divisa com Americana), ela tem a mais moderna tecnologia encontrada em estações de tratamento de esgoto públicas atualmente, o sistema U-Box.

Esta tecnologia, holandesa, não demanda a construção de lagoas a céu aberto, pois os dois tipos de reatores (um com bactérias anaeróbias, que não respiram oxigênio, e outro com bactérias aeróbias, que respiram oxigênio) estão no mesmo tanque, uns sob os outros, economizando espaço

Totalmente automatizado, o sistema U-Box praticamente não gera odores, pois conta com queimador de gás, consome pouca energia e pode ser operado por uma equipe reduzida. Nesta primeira fase, foram construídos dois U-Box, cada um com capacidade para o esgoto de 25 mil pessoas, totalizando 50 mil habitantes (toda a população urbana da cidade). A ETE Quilombo é, até o momento, a maior obra pública do Brasil a adotar esta tecnologia.

Interceptor

Paralelamente, está em fase final de obras a construção, pela Prefeitura e com apoio técnico da Coden, a tubulação que vai levar todo o esgoto da cidade até a ETE – o chamado Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo. Restam ser feitos o trecho final da tubulação, nas proximidades da Estação, a passagem sobre o Córrego Represa e a passagem sob a Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg – todas já licitadas.

Nesta segunda-feira, a empreiteira contratada realizava a instalação dos últimos tubos de cimento de grande diâmetro do trecho final do Interceptor, já dentro do terreno da ETE Quilombo e nas suas proximidades. As duas outras intervenções devem ser realizadas nas próximas semanas. Estas últimas obras são pagas em grande parte com recursos do PAC.

A Coden

Fundada em 25 de fevereiro de 1977, a Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável desde 1980 pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A concessionária trata e distribui, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/.
 

 

Veja também

Ampliação da sede administrativa da Coden de Nova Odessa chega à fase de acabamento

Leia na integra

Aprovado em audiência pública, Plano Diretor de Saneamento Básico de Nova Odessa segue nas próximas semanas para apreciação do Legislativo

Leia na integra