Home . Notícias

Combate às Perdas: Troca da rede de água do Jd. Bela Vista chega a mais um bloco de quadras nesta 4ª

11/09/2012 Por pepe

Nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, começa uma nova etapa da obra de substituição parcial das redes de distribuição de água tratada dos jardins Santa Rosa e Bela Vista, realizada pela Prefeitura de Nova Odessa através da Coden (Companhia de Desenvolvimento). Apenas nesta etapa, serão beneficiados 162 imóveis, de dez quadras do Bela Vista.

Neste “bloco F” serão substituídos 1.337 metros de tubos de cimento amianto por PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material sintético menos sujeito a vazamentos e com 100 anos de durabilidade, além das 162 ligações domiciliares (ramais).

O “bloco F” compreendendo as quadras situadas entre as ruas Eddy de Freitas Crissiuma, Eduardo Leekning, Alice Gazzetta, Sigismundo Andermann e Alvina Maria Adamson. A previsão é que a troca da rede deste bloco dure aproximadamente 1 mês, período em que os imóveis permanecerão sendo abastecidos pela rede provisória.

2 bairros devem economizar água nesta 4ª, dia 12, das 8h00 às 21h00

Para que a troca da rede seja realizada, os 162 imóveis beneficiados terão de ser provisoriamente abastecidos por redes aéreas do tipo “by pass”, já instaladas nos postes e fachadas. Para que os imóveis sejam ligados à rede provisória, é necessário um bloqueio na rede e a suspensão programada no abastecimento dos dois bairros.

Por isso, será necessária a suspensão programada no fornecimento de água dos jardins Bela Vista e Santa Rosa ao longo desta quarta-feira, dia 12 de setembro, das 8 às 21 horas, através do fechamento do registro da adutora.

Neste período, os consumidores dos bairros citados devem economizar a água dos reservatórios (caixas d’água) dos imóveis. O serviço pode durar menos do que o previsto, levando à abertura antecipada do registro, bem como ser adiado pelas intempéries.

Situação da troca de redes no Santa Rosa e Bela Vista

Nos blocos “A” e “B”, a rede já está trocada e “em carga” (com água). Durante o mês de setembro, ocorrerão as transferências das ligações (cavaletes) das redes provisórias (by-pass) para as novas ligações definitivas.

Já a modernização da adutora que acompanha a Rua Rio Branco (no trecho entre as esquinas com as ruas João Bassora e Pedro Bassora) continua em andamento e tem previsão de término para o final de setembro, pois é feita aos poucos.

No total, a obra recebe investimentos de R$ 4.008.553,99 da Coden e dos Comitês PCJ. Estão sendo beneficiados por esta obra do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água mais de 1.100 imóveis, dos dois bairros, e suas respectivas ligações (ramais), através da troca de 11.640 metros de tubos.

A troca dos tubos é realizada pelo método não destrutivo conhecido como “rompimento dinâmico”, que diminui em até 95% o impacto para motoristas, pedestres e moradores, pois dispensa a abertura de trincheiras contínuas no asfalto.

O Plano de Perdas

Graças aos R$ 18,7 milhões que a Coden e seus parceiros estão investindo nas obras do Plano de Perdas entre 2009 e 2013, as perdas físicas (vazamentos) e não físicas de água tratada já caíram de 57%, em 2004 para 43% atualmente. As perdas não físicas, ou “financeiras”, que representam metade deste percentual, correspondem à água efetivamente entregue ao consumidor, mas não registrada pelos hidrômetros antigos.

Até o final do cronograma de obras, o objetivo da direção e da equipe técnica da Companhia é reduzir estas perdas em mais 10% a 15%, ficando próximas aos 30% (índice verificado em países desenvolvidos). Isto representará, a médio e longo prazo, a economia diária de mais 1,5 milhão a 2 milhões de litros, aumentando a longevidade da capacidade atual do sistema.


 

Veja também

Coden mantém normalmente preparativos para pôr em funcionamento a ETE Quilombo

Leia na integra

Combate às Perdas: Troca de adutora do Santa Rosa, obra da Coden de Nova Odessa, continua

Leia na integra