Home . Notícias

Relatório semestral atesta excelente qualidade da água tratada e distribuída pela Coden

10/08/2012 Por pepe

A água tratada e distribuída pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) à população de Nova Odessa continua sendo de excelente qualidade e 100% potável. É o que atesta o mais recente relatório semestral produzido pela empresa especializada Tema Laboratório Ambiental, em atendimento às diretrizes da Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Foram analisados mais de 135 parâmetros físicos, químicos e biológicos da água tratada, em amostras coletadas em dois pontos.

A primeira amostra foi coletada na caixa de contato da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, onde a água recebe cloro e flúor antes de ser enviada para os reservatórios de grande volume. A segunda amostra foi coletada em diversos pontos da rede de distribuição da cidade, que possui 230 quilômetros de extensão, aproximadamente.

“É importante destacar que nossa água continua atendendo na íntegra as exigências para consumo humano dispostas na Portaria, que é bastante exigente. Isso reflete os investimentos recentes da Coden na reforma e modernização da ETA, na compra de equipamentos e no treinamento da equipe, bem como o cuidado da equipe com a qualidade e a quantidade da água servida à população”, afirmou o gerente químico da companhia, José Hilário Pessoa.

Todos os parâmetros apresentados pelo laboratório nos relatórios das análises apresentam VMP (Valor Máximo Permitido) abaixo do limite máximo de unidades por litros estabelecido pelo Ministério – alguns até mesmo muito próximos a zero. A similaridade entre os valores da água presente na caixa de contato da ETA com os valores da água coletada na rede também atesta a boa situação da própria rede de distribuição.

Para garantir a qualidade da água, a Coden realiza uma bateria de testes e análises a cada hora, no laboratório interna da ETA. Neste caso, são testados parâmetros básicos, como pH, turbidez, cor, alcalinidade, percentual de flúor, temperatura e presença de gosto ou cheiro, entre outros.
Também há uma bateria de testes semanal, mais completa, na qual, além de todos os parâmetros acima, também são realizados testes bacteriológicos, químicos e da presença de metais. Já no relatório mensal tem ainda mais parâmetros analisados, pois são verificadas também as presenças de microcistinas, bactérias heterotróficas e trialometanos.

Por fim, são feitos os testes semestrais, completos, a partir dos quais é produzido, no início do ano, um relatório anual enviado a todos os consumidores.

Adicionalmente às exigências do Ministério da Saúde, a Coden também analisa, semanalmente, a própria água bruta contida nas represas de abastecimento da cidade (Represa e Lopes). “Fazemos isso para prevenção de eventuais contaminações e também para nos planejarmos, pois podemos conhecer a água que está chagando das captações na ETA e, assim, sabemos melhor o que temos que fazer para tratá-la adequadamente”, completou Hilário.

Veja a Portaria aqui: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_2914_12_12_2011.pdf.

A Coden

Fundada em 25 de fevereiro de 1977, a Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável desde 1980 pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A concessionária trata e distribui, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/.
 

Veja também

Neste domingo, 5 de agosto, Coden interliga redes à nova adutora do Centro de NO; imóveis devem economizar água

Leia na integra

Combate às Perdas: Troca da rede de água chega ao segundo bloco do Sta Rosa/Bela Vista na 4ª, dia 25

Leia na integra