Home . Notícias

Neste domingo, 5 de agosto, Coden interliga redes à nova adutora do Centro de NO; imóveis devem economizar água

02/08/2012 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa realiza neste domingo, 5 de agosto, a última intervenção programada na obra da troca da rede de distribuição de água do Centro da cidade, uma das mais importantes do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada.

Trata-se da desativação da antiga adutora que abastecia os imóveis do Centro, de cimento amianto e diâmetro de 125 milímetros, que passa nos fundos da E.E. Dr. João Thienne e vai até o cruzamento da Rua Riachuelo com a Avenida João Pessoa. No mesmo dia, será ativada a nova adutora, composta por canos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 160 milímetros, instalada ao longo da Rua Anchieta e que desce pela Avenida João Pessoa.

Além de diminuir os riscos de rompimento da adutora e consequente falta d’água, a mudança de material da rede de distribuição traz os benefícios adicionais de aumentar o volume de água fornecida e a pressão nas ligações (cavaletes) dos imóveis beneficiados pela modernização.

Iniciada em 1º de outubro de 2011, a troca da rede de água do Centro de Nova Odessa, que incluiu todos os ramais (ligações entre a rede das ruas e os cavaletes dos imóveis), beneficiou diretamente 956 residências, comércios, prédios e terrenos da região central da cidade. A obra está terminando dois meses antes do previsto em contrato.

Com um investimento de R$ 3.527.804,31, realizado em parceria com os Comitês PCJ, a obra consistiu na troca de 11.800 metros de canos de ferro fundido e adutoras de cimento amianto por novos tubos de PEAD, material sintético com até 100 anos de durabilidade.

A obra foi dividida em 11 “blocos” de quadras. O serviço foi feito pela Renova, empresa contratada através de licitação, utilizando o método não-destrutivo do “rompimento dinâmico”, no qual os novos tubos são inseridos de forma subterrânea, sem a necessidade de abertura de trincheiras contínuas no asfalto.

A equipe da Renova finaliza, paralelamente, a retirada das redes provisórias aéreas do tipo “by pass” das fachadas e postes dos imóveis do bloco 8, o último a passar pela troca, formado por 148 imóveis distribuídos em seis quadras do Centro.

Centro deve economizar água das 8 às 15hs deste domingo, dia 5

Para que a nova adutora seja interligada à rede e a antiga seja desativada, será necessária uma manobra de registros e algumas obras físicas, o que exige uma breve suspensão no fornecimento de água de todo o Centro neste domingo. A intervenção está programada para durar das 8h00 às 15h00 deste dia 5 de agosto.

Neste período, os consumidores do Centro devem economizar a água dos reservatórios (caixas d’água) dos imóveis. O serviço pode durar menos do que o previsto, levando à abertura antecipada do registro, bem como ser adiado pelas intempéries.

O Plano de Perdas

No total, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Coden, está investindo, até o final de 2013, R$ 18,7 milhões no Plano de Perdas, em obras que incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água, as trocas das redes de água mais antigas e dos hidrômetros com mais de 5 anos de uso e a setorização da rede de distribuição de toda a cidade.

O objetivo do Plano Diretor de Combate às Perdas, como um todo, é reduzir ainda mais as perdas físicas (vazamentos) e não físicas de água tratada, que já caíram de 57% em 2004 para 43% atualmente. As perdas não físicas, ou “financeiras”, que representam metade deste percentual, correspondem à água efetivamente entregue ao consumidor, mas não registrada pelos hidrômetros antigos.

Até o final do cronograma de obras, o objetivo da direção e da equipe técnica da Companhia é reduzir estas perdas em mais 10% a 15%, ficando próximas aos 30% (índice verificado em países desenvolvidos). Isto representará, a médio e longo prazo, a economia diária de mais 1,5 milhão a 2 milhões de litros, aumentando a longevidade da capacidade atual do sistema.


 

Veja também

Combate às Perdas: Troca da rede de água chega ao segundo bloco do Sta Rosa/Bela Vista na 4ª, dia 25

Leia na integra

Novo órgão regulador: Coden distribui ?informe ao usuário? da Ares-PCJ nas contas de julho

Leia na integra