Home . Notícias

Combate às Perdas: Troca da rede de água chega ao segundo bloco do Sta Rosa/Bela Vista na 4ª, dia 25

23/07/2012 Por pepe

Chega à última etapa a obra de troca da rede de distribuição de água e das ligações dos imóveis do Centro de Nova Odessa. A finalização do trabalho consiste na interligação dos 148 imóveis das seis quadras que formam o “bloco 8” à nova rede, além da retirada da rede provisória do tipo “by-pass” instalada em postes e fachadas. A obra é realizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura.

Os antigos tubos de ferro fundido foram substituídos por canos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material sintético de cor azul, menos sujeito a vazamentos e até 100 anos de durabilidade.

Devido à forma como as adutoras e registros da rede estão dispostos no mapa, para que a interligação seja feita, será necessária uma breve suspensão no abastecimento de água de sete bairros da cidade durante a manhã e parte da tarde da terça-feira, dia 24 (veja abaixo).

O “bloco 8” é formado pelas oito quadras delimitadas pelas ruas Anchieta, Carlos Liepin, Independência e Rio Branco, e contou com a substituição de 1.490 metros de antigos tubos de ferro fundido, além das respectivas ligações (ramais), por canos de PEAD.

A Coden, em parceria com o Comitê PCJ, investe R$ 3.527.804,31 na troca 11.800 metros de canos de ferro por PEAD, beneficiando quase 1.000 imóveis e terrenos do Centro. A obra foi dividida em 11 “blocos” de quadras. O serviço é feito pela Renova, empresa especializada contratada pela Coden através de licitação.

Troca da rede de água do Bela Vista e Santa Rosa chega ao ‘bloco B’ nesta 4ª-feira

Já a troca parcial da rede de distribuição de água dos jardins Santa Rosa e Bela Vista chega à segunda etapa nesta quarta-feira, dia 25 de julho. O chamado “bloco B” compreende 93 imóveis e é formado pelas seis quadras delimitadas pelas ruas Riachuelo, João Bassora, Augusto Peterlevitz e pela Avenida Ampelio Gazzetta (incluindo imóveis das ruas Antonio Zanaga, George Hunter e Eduardo Leekning).

Por isso, também será necessária uma breve suspensão programada no abastecimento de sete bairros durante a quarta-feira, dia 25 (veja abaixo).

Neste bloco, serão substituídos 1.300 metros de antigos tubos de cimento amianto por modernos tubos de PEAD. Assim como no Centro, obra inclui também a troca das ligações de água dos imóveis, ou seja, os ramais que vão até os hidrômetros.

A troca dos tubos, realizada pelo método não destrutivo conhecido como “rompimento dinâmico”, deve começar no dia seguinte às ligações provisórias. Em cada “bloco de quadras”, o serviço dura em média de 45 a 60 dias. Ao final, os imóveis são religados à nova rede subterrânea definitiva.

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Coden (Companhia de Desenvolvimento), investe R$ 4.008.553,99 nesta obra, prevista no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água. Serão beneficiados mais de 1.100 imóveis dos dois bairros e suas respectivas ligações (ramais), com a substituição de 11.640 metros de tubos.

Paralelamente, está em fase final a troca das redes do “bloco A”, que compreende 150 imóveis e é delimitado pelas ruas Riachuelo, João Bassora, Anchieta e Um. Apenas neste bloco, foram substituídos 1.900 metros de tubos de cimento amianto por PEAD, mais os ramais de ligações.

7 bairros devem economizar água na 3ª-feira, dia 24, e na 4ª-feira, dia 25

Cada “bloco de quadras” que passa pela troca da rede tem seus imóveis temporariamente abastecidos por uma rede provisória aérea afixada nos postes e fachadas e chamada de “by pass”. É esta rede provisória que fornece a água enquanto durar a troca dos tubos, feita pelo subterrâneo.

Para que os imóveis do “bloco 8” do Centro sejam desligados do “by pass” e religados à nova rede, bem como para que os imóveis do “bloco B” no Santa Rosa/Bela Vista sejam ligados à rede provisória, será necessária a interrupção momentânea do abastecimento de água de todo o setor compreendido pelos jardins Bela Vista, Santa Rosa, Conceição, Lopes Iglesias, Green Vilage, Vila Letônia e Centro, através do fechamento do registro da adutora.

Os cortes estão programados para durar das 8h00 às 15h00 desta terça-feira, dia 24 de julho, e da quarta-feira, dia 25 de julho. Podem perceber falta d’água nos hidrômetros um total de 4,8 mil imóveis.

Neste período, os consumidores dos bairros citados devem economizar a água dos reservatórios (caixas d’água) dos imóveis. O serviço pode durar menos do que o previsto, levando à abertura antecipada do registro, bem como ser novamente adiado pelas intempéries.


 

Veja também

Novo órgão regulador: Coden distribui ?informe ao usuário? da Ares-PCJ nas contas de julho

Leia na integra

Coden de Nova Odessa adquire novo caminhão pipa para sua frota

Leia na integra