Home . Notícias

Novo órgão regulador: Coden distribui ?informe ao usuário? da Ares-PCJ nas contas de julho

19/07/2012 Por pepe

Os quase 20.000 consumidores domiciliares, industriais e comerciais de Nova Odessa recebem durante este mês de julho, junto às contas de água, um panfleto com as informações sobre o papel e a forma de atuação da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), à qual Nova Odessa aderiu recentemente. O material foi produzido pela própria Agência Reguladora e entregue à Coden.

O informativo traz os direitos e deveres dos usuários do sistema público de abastecimento de água e de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, prestados no nível municipal pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Entre os direitos, o primeiro é “receber a prestação dos serviços de Saneamento Básico de forma adequada”. Entre os deveres aparece, por exemplo, evitar o desperdício de água.

Nova Odessa foi a 28ª cidade da região a aderir ao órgão regional, que atua como regulador e fiscalizador dos serviços de Saneamento – no caso, fiscalizando a Coden, empresa de economia mista que atua, desde 1980, como concessionária municipal dos serviços de Água e Esgoto. Em breve deve ocorrer a adesão de Sumaré. Com as novas adesões, a Agência Reguladora PCJ passou a atender uma população de quase 3 milhões de pessoas.

Melhor solução

A adesão à Ares-PCJ veio após estudo da Coden apontar esta como a melhor solução, tanto técnica quanto financeira, para que a cidade se enquadrasse nas novas exigências trazidas pela Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que “Estabelece Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico”. A adesão à Ares-PCJ era a alternativa de menor custo para que a cidade pudesse para atender à lei.

”A adesão do Município à Agência Reguladora da Bacia PCJ terá um custo no mínimo seis vezes menor do que se criássemos uma agência municipal. Será algo de grande importância para a própria população, pois seremos fiscalizados por um órgão externo, autônomo e técnico”, justificou o diretor presidente da Companhia, Ricardo Ongaro.


 

Veja também

Coden de Nova Odessa adquire novo caminhão pipa para sua frota

Leia na integra

Definida data da inauguração da ETE Quilombo, maior obra pública da história de Nova Odessa

Leia na integra