Home . Notícias

Combate às Perdas: Adiada pelas chuvas, troca da rede de água do Bela Vista começa nesta terça-feira

11/06/2012 Por pepe

Marcada para a última quarta-feira, mas adiada em função das chuvas, começa nesta terça-feira, dia 12 de junho, a troca da rede de distribuição de água de parte dos jardins Santa Rosa e Bela Vista. Trata-se de um investimento de R$ 4.008.553,99 da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa em uma obra prevista no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água. Serão beneficiados diretamente mais de 1.100 imóveis dos dois bairros. Além da rede das ruas, também serão substituídas as ligações de água, ou seja, os ramais que vão até os hidrômetros.

Nesta segunda etapa do cronograma de trocas de redes antigas, serão substituídos 11.640 metros de tubos de cimento amianto que ainda abastecem parte das ruas destes dois bairros, altamente sujeitos a vazamentos e incrustações, por tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material sintético mais durável, com menos riscos de vazamentos e até 100 anos de durabilidade.

A obra é dividida em diversos “blocos de quadras”. Este primeiro bloco de quadras a ser beneficiado, composto por 150 imóveis do Bela Vista, é delimitado pelas ruas Riachuelo (no trecho entre a Rua Carlos Liepin até Rua João Bassora), João Bassora (da Rua Riachuelo até Rua Anchieta), Anchieta (da Rua João Bassora até Rua Um) e pela Rua Um. Apenas neste bloco, serão substituídos 1.900 metros de tubos antigos de cimento amianto por tubos de PEAD.

Estes imóveis já receberam as redes aéreas provisórias tipo “by pass”, constituídas por canos de PEAD afixados em postes e fachadas. É esta rede provisória que vai fornecer a água enquanto durar a troca dos tubos, feita pelo subterrâneo. Estes imóveis serão ligados às redes provisórias na terça-feira, dia 12 de junho.

Três bairros devem economizar água na 3ª, dia 12

Para que a equipe da construtora contratada por licitação possa ligar os imóveis deste “bloco 1” às ligações provisórias, é necessária a interrupção momentânea no abastecimento de água, através do fechamento do registro da rede de 200mm que atende os jardins Bela Vista, Santa Rosa e São Jorge. A parada foi reprogramada para esta terça-feira, dia 12, das 8h00 às 15h00.

Neste período, os consumidores dos jardins Bela Vista, Santa Rosa e São Jorge devem economizar a água dos reservatórios (caixas d’água) dos imóveis. O serviço pode durar menos do que o previsto, levando à abertura antecipada do registro, bem como ser novamente adiado pelas intempéries.

Troca no Centro em fase final

Paralelamente, está em fase final a troca da rede de água do Centro, obra de R$ 3.527.804,31 que consiste na troca 11.800 metros de canos de ferro por PEAD, beneficiando quase 1.000 imóveis e terrenos. Segundo a construtora, a substituição já foi concluída nos blocos de quadra denominados 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 9.

Apenas o “bloco 8” está em andamento, agora com término previsto para a próxima semana em função do atraso causado pelas chuvas da semana passada.

O “bloco 8” é formado pelas oito quadras delimitadas pelas ruas Anchieta, Carlos Liepin, Independência e Rio Branco, possui 148 imóveis e consiste na substituição de 1.490 metros de tubos de ferro por PEAD. Em seguida, para conclusão do contrato, restará ser substituída a adutora de 160mm da Rua Independência, com início previsto também para 7 de junho e extensão total de 600 metros.

Importância da troca da rede

O objetivo das trocas é proporcionar maior pressão e volume de água nas ligações (cavaletes) dos imóveis e diminuir os vazamentos. As obras são realizadas pelo método não destrutivo do rompimento dinâmico, que dispensa a abertura de valas contínuas no asfalto. Basta a abertura de valas de 1,5 m² a cada 20 a 100 metros. Este método diminuiu em até 95% o impacto para moradores, comerciantes, pedestres e motoristas.

A troca dos tubos, realizada pelo método não destrutivo conhecido como “rompimento dinâmico”, deve começar no dia seguinte às ligações provisórias. Em cada “bloco de quadras”, o serviço dura em média de 45 a 60 dias. Ao final, os imóveis são religados à nova rede subterrânea definitiva.


 

Veja também

Água pura: Em inauguração de reforma da ETA, autoridades elogiam atuação da Coden de Nova Odessa

Leia na integra

Combate às Perdas: Troca da rede de água do Bela Vista começa semana na 4ª-feira

Leia na integra