Home . Notícias

28 estagiários do SOS conhecem o funcionamento da ETA da Coden de Nova Odessa

17/04/2012 Por pepe

Um grupo de 28 estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade), a “Guardinha” da cidade, conheceram na tarde desta terça-feira, 17 de abril, o funcionamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa.

O grupo é formado por alunos de 16 e 17 anos de diversas escolas, em fase de preparação para o mercado de trabalho. A visita monitorada do grupo foi conduzida pelo gerente Químico Operacional da ETA, José Hilário Pessoa, e pela equipe de operadores da Estação, formada por técnicos em Química.

“Gostei de conhecer a Estação de Tratamento e de saber que a água tratada aqui vai para nossas casas com 100% de qualidade”, comentou o estudante Kaique Costa Queiroz.

“É a segunda visita desta turma a órgãos públicos. Eles já haviam conhecido a Câmara de Vereadores. A vinda aqui é fundamental para eles conhecerem o trabalho de tratamento da água realizado pela Coden. Esperamos que eles sejam multiplicadores do que aprenderam aqui para as suas famílias”, justificou o monitor do SOS Fernando Minhoto dos Reis.

A ETA

O gerente da ETA aproveitou para explicar diversos conceitos para a turma, a começar pela importância da limpeza periódica das caixas d’água domésticas. “A gente leva a água boa até o cavalete da casa de vocês, mas é importante que ela continue boa. Por isso, é importante que a cada seis meses os pais de vocês providenciem a limpeza das caixas d´água”, afirmou Pessoa.

A equipe explicou aos estudantes todo o funcionamento da ETA, desde a calha de entrada da água bruta que vem das represas de abastecimento, passando pelos tanques floculadores e decantadores, os filtros e a caixa de contato, onde a água já tratada recebe a cloração final e o flúor.

Os visitantes também conheceram o laboratório interno da ETA, onde são realizados testes de qualidade de hora em hora, tanto na água que sai da Estação quanto em amostras coletadas diretamente nos bairros da cidade.

Também no laboratório, o próprio método de tratamento, como a quantidade de cada produto químico adicionado, é constantemente “ajustado” às condições da água bruta que chega, que variam conforme as condições climáticas e a época do ano.

Por fim, souberam que a Coden possui um sistema informatizado de controle dos reservatórios de água tratada dos bairros, cujas bombas podem ser acionadas remotamente a partir da própria Estação de Tratamento.

“O compromisso da Coden é fornecer água de qualidade e em quantidade, 24 horas por dia, a todos os imóveis consumidores atendidos, Isso demonstra respeito com o consumidor. A dona de casa pode ficar até um dia ou dois sem energia elétrica, mas não fica sem água”, completou José Hilário Pessoa logo após a rodada final de perguntas e respostas dos visitantes.

A Coden e a água

Fundada em 25 de fevereiro de 1977, a Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável desde 1980 pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública.

A água bruta para tratamento é armazenada pela Coden em um sistema composto por seis represas, todas formadas em mananciais (córregos) do próprio Município. Este sistema tem capacidade total de reservação de 2,7 bilhões de litros.

A ETA é responsável pelo tratamento de 15,5 milhões de litros de água tratada por dia, que abastecem todos os bairros urbanos da cidade e a maior parte dos loteamentos de veraneio (chácaras). Nos últimos seis anos, ela recebeu diversas reformas e melhorias e teve sua capacidade aumentada em 66%, pulando de 150 para 250 litros por segundo. Graças aos primeiros resultados das obras do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, deflagrado em 2009, é praticamente o mesmo volume que a Coden tratava no início de 2005.

Leia mais sobre a Coden em:
https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/


 

Veja também

Coden de Nova Odessa vai fazer projeto para melhorias na área da “Piscina do Jacó”

Leia na integra

Coden obtém licença que viabiliza instalação de rede de esgoto em 7 bairros de chácaras em NO

Leia na integra