Home . Notícias

Coden anuncia recuperação do aterro da Represa Santo Ângelo, danificado por volume de chuva atípico

09/03/2012 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), engenheiro Ricardo Ongaro, anunciou nesta quinta-feira, 8 de março, que a companhia vai contratar em breve uma empresa especializada para realizar a recuperação do aterro da Represa Santo Ângelo, localizado na região do Salto Grande e que foi parcialmente danificado pelas chuvas intensas e atípicas do último dia 8 de janeiro. O edital deve ser publicado já nos próximos dias.

O maciço do aterro possui 120 metros de extensão e é constituído principalmente por terra compactada e um filtro de pedras de grande diâmetro do tipo “rachão”. A estrada que passa sobre ele liga bairros de chácaras das cidades de Nova Odessa e Americana, na região conhecida como Praia Azul.

Segundo os registros meteorológicos, no dia do incidente choveu um volume expressivo em um período curto de tempo, o que elevou muito rapidamente o nível da represa, derrubando o muro construído no local pela proprietária da área, a Fazenda Santo Ângelo, e fazendo com que a água extravasasse por sobre o maciço.

“Foram nada menos que 125 milímetros de precipitação em 50 minutos, uma chuva muito forte e atípica. Tanto que, pelo que temos conhecimento, teria sido a primeira vez em anos recentes que a água passou por cima do maciço do aterro. Mas a Coden já está em fase final de elaboração do projeto técnico para a licitação para contratação da empresa que vai reformar o maciço”, assegurou o presidente da Coden.

Ongaro contou também que, segundo o prefeito Manoel Samartin, a Represa Santo Ângelo foi construída, na época, em parceria entre as prefeituras de Nova Odessa e Americana, mas que apenas Nova Odessa tem outorga para captar água bruta neste manancial. Por isso a Coden, atual concessionária dos serviços de Água e Esgoto da cidade, vai se responsabilizar pela recuperação do aterro, cujo talude de jusante (o lado de baixo do aterro) foi danificado pelas águas que transbordaram.

O engenheiro também garantiu que o vertedouro da represa, que possui dois metros de largura, permanece totalmente desobstruído atualmente, o que garante a integridade do aterro – desde, é claro, que um novo episódio como o do dia 8 de janeiro não se repita.

“No momento, o aterro não representa perigo para quem trafega sobre seu maciço”, acrescentou. A queda dos muros ala (que guardavam as laterais da entrada do vertedouro) em direção ao interior do próprio vertedouro, devido à enorme pressão da água no dia do incidente, pode ter sido a causa do transbordamento.

Ongaro confirmou que vai comparecer ao debate proposto pelos vereadores e marcado para o próximo dia 19, a partir das 18 horas, para prestar estes esclarecimentos técnicos aos vereadores e aos moradores dos bairros de chácaras da região pós-Rodovia Anhanguera.

Construída no início dos anos 1980, a Represa Santo Ângelo fica na bacia do Rio Atibaia, enquanto a maior parte do município de Nova Odessa fica na bacia do Ribeirão Quilombo. Na ocasião, também foi construída no local uma ECA (Estação de Captação de Água), utilizada pela primeira vez apenas no segundo semestre de 2009, quando a água foi transferida, via adutoras e calhas, para a Represa Lopes 2, reduzida por um volume atipicamente baixo de chuvas naquele ano.

A Coden

Fundada em 25 de fevereiro de 1977, a Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável desde 1980 pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A concessionária trata e distribui, em média, 15,5 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/.

 

Veja também

PMNO e Coden dão início à última etapa do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo

Leia na integra

Coden inicia nesta 5ª-feira troca da rede de água no “bloco 5” do Centro de Nova Odessa

Leia na integra