Home . Notícias

Novo gerente do Santander conhece a ?nova? Estação de Tratamento de Água

10/01/2012 Por pepe

Enquanto aguardavam para se apresentar ao diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, engenheiro Ricardo Ongaro, o novo gerente geral da agência local do Banco Santander, Vander Gasque, e a gerente de Relacionamento da instituição, Carla Laís Campigli Furlan, aproveitaram para conhecer a recém modernizada ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista.

As explicações sobre a reforma, bem como sobre o complexo e moderno sistema de tratamento de água de Nova Odessa, coube ao gerente Químico Operacional da ETA, José Hilário Pessoa. A visita ocorreu na tarde desta quarta-feira, 11 de janeiro.

A Coden investe quase R$ 800 mil na obra, que contempla a modernização dos Tanques Decantadores de número 3 e 4, além dos Filtros 1 a 4 e seus respectivos registros. Com sua parte civil praticamente concluída, a reforma já elevou a capacidade da ETA de 200 para 250 litros de água tratada por segundo, mesmo sem a construção de novos tanques. Restam apenas serviços complementarem a serem realizados, como a pintura da Estação de Tratamento.

“Para mim, que sou leigo, o tratamento da água de Nova Odessa é algo espetacular. Toda a população da cidade deveria vir conhecer a ETA, para conhecer o processo e o custo da purificação da água captada nos mananciais (no caso de Nova Odessa, integralmente em represas de mananciais próprios). É um trabalho muito bem feito e organizado”, comentou Gasque após a visita monitorada.

Pessoa explicou aos representantes do banco o funcionamento da ETA e dos seus laboratórios internos, onde são realizados constantemente até 85 testes físicos, químicos e biológicos na água. “Cumprimos na íntegra a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões da qualidade da água para consumo humano. Nova Odessa está numa região extremamente ocupada e conturbada, por isso mantemos vigilância constante no entorno das nossas represas e no processo de tratamento”, contou o gerente.

ETA mais moderna

Pessoa também explicou que, em 2012, vai acontecer a adoção de mais uma importante melhoria técnica na ETA do Bela Vista. Já está em fase de licitação para implantação a substituição do gás cloro pelo dióxido de cloro, o ClO2. Dependendo do resultado da licitação, estima-se um custo em torno de R$ 870 mil nos primeiros 12 meses de adoção da nova tecnologia de tratamento – uma das que estão substituindo o gás cloro, gradativamente, em países desenvolvidos.

“Trata-se de um produto inovador. Além de ser muito mais oxidante que o gás cloro, não há efeitos colaterais. Vamos ser novamente referência regional em tratamento de água”, finalizou José Hilário Pessoa.


 

Veja também

Coden inicia nesta quinta troca da rede de água de mais um bloco de quadras do Centro de Nova Odessa

Leia na integra

Combate às Perdas: presidente da Coden vistoria obra da troca da rede de água do Centro

Leia na integra