Home . Notícias

Coden inicia nesta quinta troca da rede de água de mais um bloco de quadras do Centro de Nova Odessa

08/01/2012 Por pepe

Para a continuidade das obras da troca da antiga rede de ferro fundido do Centro de Nova Odessa, realizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento), mais 58 imóveis serão ligados nesta quinta-feira, 12 de janeiro, à rede aérea provisória de fornecimento de água. Nesta etapa, serão beneficiados os imóveis situados nas cinco quadras do chamado “bloco 4”, que é delimitado pelas ruas Heitor Penteado, 15 de Novembro e Riachuelo e pela Avenida João Pessoa. Nesta segunda, dia 9, a maior parte da rede área provisória já estava instalada e podia ser vista nos postes e fachadas.

No total, estão sendo gradualmente substituídos os 11.800 metros de canos de ferro fundido da rede de água do Centro por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), material sintético, menos sujeito a vazamentos e que possui 100 anos de garantia. A melhoria beneficia diretamente 1.000 imóveis, que vão ter maior pressão e vazão de água tratada. As ligações domésticas (“ramais”) também são trocadas e modernizadas.

Trata-se de uma das maiores melhorias previstas no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, lançado em 2009, e também uma das maiores obras da história da Coden, com investimento de R$ 3.527.804,31. Do total, 80% são recursos oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água, repassados pelos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Apenas neste “bloco 4”, serão substituídos 1.350 metros de rede de ferro, além das 58 ligações que serão temporariamente transferidas para a rede provisória tipo “by-pass”. Serão instaladas também, nestas cinco quadras, três válvulas de bloqueio, nas esquinas da Av. João Pessoa com as ruas Riachuelo, Anchieta e Independência.

Centro deve economizar água na 5ª-feira

Para que os imóveis consumidores sejam ligados à rede provisória, será necessário o corte momentâneo no abastecimento pela antiga rede de ferro de todo o Centro da cidade, que deve durar das 8 às 14 horas desta quinta, dia 12. Por isso, os moradores e comerciantes de toda a região central devem economizar a água dos reservatórios domésticos (caixas d’água) ao longo de toda a quinta-feira. Os imóveis do “bloco 4” devem passar a receber água pelas ligações provisórias – ou “by passes” – já na tarde do dia 12, quando o abastecimento deve ser retomado também em todo o Centro.

Termina o ‘bloco 1’

Paralelamente, como o serviço é realizado por etapas, continua o trabalho da troca da rede em outros blocos de quadras do Centro. O engenheiro da empresa contratada por licitação para a obra comunicou nesta segunda à direção da Coden que o serviço já foi totalmente concluído no “bloco 1”. Isto significa que todos os 140 imóveis situados nas cinco quadras compreendidas entre a Avenida Carlos Botelho, a Rua 15 de Novembro, a Avenida João Pessoa e a Rua Heitor Penteado já estão ligados às novas redes, e que os by passes já foram retirados das fachadas.

O serviço também já está quase finalizado no “bloco 9A”, compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência e que totaliza 80 imóveis. Já instalada, a nova rede de PEAD será lavada e desinfetada nesta quarta-feira, dia 11. Após esta lavagem, começa a transferência das ligações para a nova rede definitiva e a retirada dos by passes.

No “bloco 9B”, 90% dos serviços já estão executados, restando apenas a passagem subterrânea dos novos tubos nos trechos das ruas Eddy de Freitas Crissiuma e Independência. Neste caso, a previsão de término da troca de rede e execução das religações é para o dia 20 de janeiro. O bloco “9B” fica entre a Avenida Eddy de Freitas Crissiuma e as ruas Francisco de Souza, Professor Carlos Liepin, Ernesto Mauerberg e Independência, e possui 75 imóveis.

Pelo rompimento dinâmico, a passagem dos canos é feita por uma máquina, através da abertura de duas ou três valas de 1,50m por 1,00m a cada quadra. Como não ocorre a abertura de valas contínuas no asfalto, o método diminui em até 95% o transtorno para moradores, pedestres e motoristas, bem como a necessidade de tapa-buraco.

Veja passo a passo como é feita a troca dos tubos antigos pelos novos a cada trecho da obra:

1º – Sondagem, mapeamento subterrâneo e sinalização das redes existentes (água, esgoto, gás e elétrica) utilizando detectores de metais e georradares.

2º – Instalação das ligações provisórias aéreas tipo “by pass” ao longo das calçadas, para fornecimento constante de água enquanto a rede terrestre está sendo trocada. São utilizados tubos de PEAD de 32mm e 20mm.

3º – Entrega do informe impresso sobre a obra aos imóveis e consumidores beneficiados, bloqueio da rede antiga e ligação dos imóveis à rede temporária.

4º – Abertura das valas para introdução da máquina hidrabursting, que rompe a rede antiga, fragmentando os tubos de ferro e abrindo túneis para a passagem dos novos tubos de PEAD pelo mesmo “caminho” da rede antiga.

5º – Passagem das longas seções contínuas de tubos PEAD, que são introduzidos no sentido inverso do rompimento. São utilizados tubos de 63mm a 200mm.

6º – Fechamento das valas, ligação dos imóveis à nova rede de distribuição e retirada das ligações aéreas provisórias dos postes e fachadas.


Veja também

Combate às Perdas: presidente da Coden vistoria obra da troca da rede de água do Centro

Leia na integra

Relatório semestral comprova excelente qualidade da água tratada e distribuída em Nova Odessa

Leia na integra