Home . Notícias

Coden de Nova Odessa desapropria áreas para ampliação do Sistema de Reservatórios Klavin

19/12/2011 Por pepe

O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa, engenheiro Ricardo Ongaro, assinou no final da manhã desta terça-feira, 20 de dezembro, as escrituras de desapropriação amigável de dois imóveis que vão permitir a ampliação do sistema de reservatórios de água tratada Klavin, responsável pelo abastecimento de mais da metade da cidade. A Coden investiu R$ 142,2 mil na aquisição de 4.064 metros quadrados no total.

Parte da área servirá também para o alargamento da via de acesso aos reservatórios a partir da Rodovia Rodolfo Kivitz. Atualmente realizado através de uma estrada de servidão com 4 metros de largura, ponde onde passam cinco tubulações de grande diâmetro, o acesso vai passar a ter 10 metros de largura e deve receber, em breve, a passagem de mais duas adutoras.

A primeira área, adquirida da família Bruhn, possui 2.830 metros quadrados e fazia parte do Sítio Fazenda Velha 2. A segunda, com 1.234 metros quadrados, pertencia à família Alkschbirs e fazia parte do Sítio Torres 1. A assinatura das escrituras ocorreu no Cartório de Registro de Imóveis de Nova Odessa. Participaram da assinatura nove membros da família Bruhn e os dois proprietários do Sítio Torres.

Atualmente, o chamado “Sistema Klavin” é composto por três reservatórios em funcionamento, dois metálicos e um de concreto, que totalizam 3,1 milhões de litros de capacidade. Um quarto reservatório de concreto, também de 1 milhão de litros, está em fase final de obra e deve ser interligado à rede em breve. O quarto reservatório de grande volume foi solicitado pela Coden aos loteadores do Altos do Klavin, a título de contrapartida pela instalação do novo bairro e o consequente aumento no consumo.

Instalado até então em uma área total de 2.500 metros quadrados, o Sistema Klavin recebe a água tratada vinda da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista e a envia para as redes de distribuição dos seguintes bairros: Alvorada, Capuava, Santa Rita 1 e 2, Palmeiras, Jequitibás, São Manoel, Primavera, Klavin, Altos do Klavin, Campos Verdes, Monte das Oliveiras, Marajoara, Novos Horizontes e Imigrantes – além dos bairros de chácaras de veraneio da região Oeste da cidade. Estes bairros somam uma população de 20.000 habitantes, beneficiados diretamente pela eventual melhoria no Sistema Klavin.

“A desapropriação servirá tanto para melhorar o acesso das equipes de manutenção da Coden ao Sistema Klavin quanto para futuras ampliações da nossa capacidade de reservação. Por estar num dos pontos mais altos da cidade, aquele local é totalmente adequado para esta finalidade, garantindo que a água seja distribuída aos imóveis pela força da gravidade, sem a necessidade de gastarmos energia elétrica com bombas de pressurização (os chamados busters)”, justificou Ongaro.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.


 

Veja também

Troca da Rede: Coden comunica ligação de mais imóveis do Centro à rede provisória de água

Leia na integra

Prevenção: Toma posse a nova formação da CIPA da Coden de Nova Odessa

Leia na integra