Home . Notícias

Troca da Rede: Coden comunica ligação de mais imóveis do Centro à rede provisória de água

14/12/2011 Por pepe

Para a continuidade das obras de troca da rede de água das quadras centrais de Nova Odessa (que são de ferro fundido) por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), será necessário o corte momentâneo no abastecimento de água de seis bairros da cidade na próxima terça-feira, dia 20 de dezembro. A suspensão está prevista durar das 8 às 16 horas, mas pode ser abreviada e durar menos tempo. A programação que pode ser alterada em função das chuvas, caso em que uma nova data será informada à população.

Os bairros atingidos incluem os jardins Bela Vista, Santa Rosa e Conceição, além do Green Village, do Lopes Iglesias e da Vila Letônia. Por isso, a direção da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa pede que os moradores e comerciantes destes bairros economizem a água tratada reservada nas caixas d´água dos imóveis durante toda a terça-feira, dia 20.

Durante a próxima terça-feira, as equipes da Renova, empresa vencedora da licitação, farão a ligação dos 75 imóveis do bloco de quadras denominado “9B” às redes aéreas provisórias, também conhecidas como “by passes”. Para isso, o registro da tubulação adutora que leva a água aos bairros da lista acima e também a este “bloco de quadras” deverá ser fechado.

Os imóveis a serem ligados aos by passes formam o terceiro bloco de quadras beneficiado. É que o bloco 9 foi dividido em dois para facilitar a atuação das equipes e minimizar o impacto aos consumidores. O bloco 9B fica entre a Avenida Eddy de Freitas Crissiuma e as ruas Francisco de Souza, Professor Carlos Liepin, Ernesto Mauerberg e a Independência.

Para que os imóveis sejam ligados aos by passes, a rede temporária já foi previamente instalada nos postes e fachadas. O serviço em cada “bloco de quadras” demanda de 45 a 60 dias, em média, para ser concluído – período que os imóveis deverão permanecer ligados à rede provisória.

Outros blocos

Segundo o engenheiro Carlos César Gumier, da Renova, os 80 imóveis bloco “9A” (compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência) já estão ligados à rede provisória, e estas quadras já estão passando pela troca da rede propriamente dita.

A nova rede de PEAD do Bloco 1 (formado pelas quadras compreendidas entre a Avenida Carlos Botelho, a Rua 15 de Novembro, a Avenida João Pessoa e a Rua Heitor Penteado, perfazendo 140 imóveis, a maioria comercial) está pronta, foi desinfectada na última quarta-feira e já tem água. “Alguns by passes já estão sendo retirados e alguns imóveis estão sendo ligados à rede definitiva. Estamos fazendo primeiro os cavaletes situados fora das lojas”, explicou Gumier.

A troca

A troca da antiga tubulação de ferro do Centro pelo PEAD é feita pelo chamado método não destrutivo do Rompimento Dinâmico – ou seja, sem a abertura de valas contínuas no asfalto e nas calçadas. Isto diminui em até 95% o transtorno que seria causado à população caso a obra fosse feita pelo método tradicional.

No total, até o segundo semestre do ano que vem, terão sido beneficiados aproximadamente 1.000 imóveis, de 17 ruas e avenidas do Centro. O polietileno de alta densidade é um material sintético com 100 anos de garantia e que apresenta menor índice de vazamentos e perdas.

A Coden investe R$ 3.527.804,31 na troca de 11.800 metros de tubos de ferro por tubos de PEAD, nesta que é uma das mais importantes obras do Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água Tratada. 80% são recursos oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Veja passo a passo como é feita a troca dos tubos antigos pelos novos a cada trecho da obra:
1º – Sondagem, mapeamento subterrâneo e sinalização das redes existentes (água, esgoto, gás e elétrica) utilizando detectores de metais e georradares.

2º – Instalação das ligações provisórias aéreas tipo “by pass” ao longo das calçadas, para fornecimento constante de água enquanto a rede terrestre está sendo trocada. São utilizados tubos de PEAD de 32mm e 20mm.

3º – Entrega do informe impresso sobre a obra aos imóveis e consumidores beneficiados, bloqueio da rede antiga e ligação dos imóveis à rede temporária.

4º – Abertura das valas para introdução da máquina hidrabursting, que rompe a rede antiga, fragmentando os tubos de ferro e abrindo túneis para a passagem dos novos tubos de PEAD pelo mesmo “caminho” da rede antiga.

5º – Passagem das longas seções contínuas de tubos PEAD, que são introduzidos no sentido inverso do rompimento. São utilizados tubos de 63mm a 200mm.

6º – Fechamento das valas, ligação dos imóveis à nova rede de distribuição e retirada das ligações aéreas provisórias dos postes e fachadas.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.


 

Veja também

Prevenção: Toma posse a nova formação da CIPA da Coden de Nova Odessa

Leia na integra

Coden de Nova Odessa inicia reforma dos filtros 1 e 2 da ETA do Bela Vista

Leia na integra