Home . Notícias
08/12/2011 Por pepe
Já teve início a fase de instalação dos novos equipamentos do interior tanque decantador de número 4 da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista. A ETA é onde a Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa trata os mais de 200 litros de água potável por segundo que são distribuídos para todos os bairros urbanos da cidade. A Companhia investe R$ 642,5 mil na modernização dos decantadores 3 e 4, em continuidade ao processo de ampliação da capacidade de tratamento de água da cidade.
O quarto tanque do sistema havia recebido, ao longo da última semana, a estrutura de madeira que suporta as novas calhas de superfície e os novos módulos do tipo “colmeia”. O decantador 4 também já conta com uma nova laje de fundo (que ganhou inclinação e uma canaleta central, para facilitar a limpeza) e novas calhas de superfície (que captam a água já tratada antes que ela seja filtrada, clorada e finalmente distribuída ao consumidor). São três novas calhas plásticas, cuja instalação terminou nesta sexta-feira, 9 de dezembro.
A instalação dos módulos colmeia começa na próxima segunda ou terça-feira. São placas de polietileno expandido que se encaixam e são instaladas com determinada inclinação, criando uma “grade de contato” que aumenta em até 80% a capacidade de decantação de matéria sólida contida na água que passa pelo equipamento.
E após a instalação das colmeias, será feita a instalação de novas cortinas defletoras. Situadas mais ou menos no centro do decantador, elas servem para diminuir a velocidade da água, forçá-la a “entrar” na segunda metade do tanque por baixo dos módulos “colmeia” e, assim, dar mais tempo para que a matéria sólida decante na forma de lodo.
Filtros 1 e 2 também devem ser reformados
Através do mesmo contrato, já foi realizada a reforma dos filtros 3 e 4, que possuem agora camadas duplas de areia e carvão antracito, o que melhora sua performance. Antes, havia apenas uma camada simples de areia. Apesar de vinculados aos respectivos decantadores, os filtros também são interligados entre si. Os registros que controlam o fluxo da água entre os decantadores 3 e 4 e seus respectivos filtros também foram automatizados. A direção da Coden estuda agora realizar as mesmas melhorias nos filtros 1 e 2.
A obra
A obra de reforma e modernização dos tanques decantadores 3 e 4 da ETA do Bela Vista e seus respectivos filtros deve ser concluída até o final do ano e visa aumentar em 25% a capacidade de tratamento de água da Coden sem a necessidade de construir novos tanques na ETA. A obra é realizada pela empresa Sanerveg Consultoria em Projetos e Obras Ltda, vencedora de licitação, sempre sob a supervisão das equipes técnicas da própria Coden.
A ETA foi projetada originalmente para tratar ate 150 litros por segundo em seus quatro tanques, cada um com capacidade volumétrica de 400 metros cúbicos. Os decantadores 1 e 2 foram reformados em anos anteriores, o que já elevou essa capacidade para 200 litros por segundo. As reformas dos decantadores 3 e 4, em fase final, vão aumentar essa capacidade para até 250 litros por segundo.
As melhorias na ETA também incluem a remodelação das lajes de fundo dos tanques, o que vai resultar, ao final da reforma, numa economia de 200 mil litros por dia no processo de limpeza e remoção do lodo, graças à nova inclinação e à construção de uma canaleta central, que facilitam o escoamento do material.
E como a água que sai dos decantadores e vai para os filtros carrega menos material sólido que antes, também é possível lavar os filtros em intervalos maiores de tempo, o que também economiza água tratada no chamado “processo de retrolavagem”.
A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.
Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/
Leia na integra
Leia na integra