Home . Notícias

Vereadores conhecem na Coden projeto de aumento de pressão da rede de água de parte do Jd. Marajoara

01/12/2011 Por pepe

Os vereadores Adriano Lucas Alves, presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon, seu colega de bancada tucana, e o comunista José Carlos Belizário reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, com o diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ongaro, para conhecer os detalhes do projeto da obra de aumento da pressão na rede de água da parte mais alta do Jardim Marajoara.

A obra, cujo valor está previamente orçado em R$ 158 mil, será realizada pela Prefeitura com recursos oriundos de uma emenda do deputado federal Vanderlei Macris ao Orçamento Geral da União, liberada recentemente via convênio firmado com o Ministério das Cidades. O pedido do recurso havia sido feito ao deputado pelos vereadores tucanos em 2009.

Trata-se da instalação de uma adutora de reforço à rede de distribuição de água tratada já existente nesta parte do bairro. O projeto já contempla os equipamentos para a inclusão da área beneficiada no futuro sistema de Macromedição de toda a rede de distribuição de água tratada da cidade, uma das próximas etapas do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada.

O projeto prevê a instalação de uma rede com 861 metros de extensão, com tubos de PVC de 100 e 150 milímetros de diâmetro, em paralelo à rede já existente, que é de 50 milímetros. Serão 761 metros de tubos com 100 milímetros e o restante, com tubos de 150 milímetros.

“Isto deve aumentar ainda a pressão nas ligações domésticas dos aproximadamente 300 móveis situados entre a Avenida Brasil e a Rua Joaquim Lourenço da Silva, incluindo as travessas – imóveis estes que já haviam tido a pressão aumentada através de melhorias implantadas recentemente pela Coden”, explicou Ongaro.

Atualmente, a equipe técnica da Superintendência da Caixa Econômica Federal em Campinas já analisa toda a documentação técnica do convênio firmado entre Prefeitura e Governo Federal, e deve autorizar a abertura da respectiva licitação pelo Município em breve.

“Trata-se de um benefício importante para os moradores da parte mais alta do bairro, que sofriam com a queda da pressão na rede”, afirmou o presidente da Câmara após a explicação técnica prestada pelo presidente da Coden.

“Não chega mais a acabar a água como antes, mas nos fins de semana, principalmente na sexta e no sábado, ainda há uma queda de pressão na rede destas ruas mais altas. Agora nem esse problema vai existir”, acrescentou Belizário.

“Viemos conhecer como o recurso obtido pelo deputado Vanderlei Macris vai ser utilizado. A obra vai aumentar bastante o diâmetro da tubulação de água nesta parte do bairro, melhorando a vazão e, consequentemente, a pressão nos cavaletes”, completou Barilon.

“Com esta obra, vamos melhorar ainda mais uma situação que a Coden já havia regularizado quase que totalmente há pouco tempo”, reforçou o diretor financeiro da Companhia, Brauner Feliciano, que também participou do encontro de trabalho. A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços municipais de Água e Esgoto, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura.


 

Veja também

PMNO e Coden complementam à Cetesb documentação para licenciamento da duplicação da Rodovia Arnaldo Julio Mauerberg

Leia na integra

Troca de bomba exige corte momentâneo no abastecimento de água de bairros de Nova Odessa nesta 4ª

Leia na integra