Home . Notícias

Troca de bomba exige corte momentâneo no abastecimento de água de bairros de Nova Odessa nesta 4ª

29/11/2011 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta quarta-feira, 30 de novembro, a troca do conjunto motobomba responsável pela pressurização das redes de distribuição de água tratada dos jardins Klavin, Capuava, Eden, Maria Rapozeiro Azenha e Marajoara, além dos vários bairros de chácaras de veraneio da região Oeste da cidade.

Por isso, o abastecimento das redes destes bairros será temporariamente suspenso das 8 às 14 horas, período em que os imóveis serão abastecidos apenas pelas caixas d’água domésticas. A orientação da Companhia é para que os consumidores dessas áreas economizem água durante toda esta quarta-feira.

A troca pode terminar antes mesmo do tempo previsto, adiantando a normalização no abastecimento. Em casos de impossibilidade de realizar a obra por motivo de força maior, como as intempéries, a obra será reprogramada para outra data, que também será comunicada com antecedência.

O conjunto motobomba anterior será reformado e vai permanecer como equipamento reserva. O investimento da Coden na troca deve ficar em torno dos R$ 4 mil.

A medida também afeta os seguintes bairros de chácaras: Campo Belo, Estância Hípica, Parque dos Pinheiros, Recanto do Guarapari, Chácaras Central, Bosque dos Eucalíptos, Vale dos Lírios e Recanto Solar. No caso dos jardins Eden e Marajoara, o corte momentâneo da água será parcial, atingindo apenas determinadas regiões destes bairros.

Segundo o diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro, a bomba a ser trocada é responsável por elevar a pressão das redes destes bairros e está ligada a uma das quatro adutoras de água tratada que saem do Sistema Klavin.

O Sistema Klavin é composto por quatro reservatórios de 1 milhão de litros cada, que recebem a água da ETA (Estação de Tratamento) do Jardim Bela vista. Os reservatórios ficam na margem Norte da Rodovia Rodolfo Kivitz, próximos ao início da Rua Tamboril.

“Trata-se da atualização do buster do Sistema Klavin, que pressuriza uma das quatro adutoras que saem dos reservatórios. Por causa do pouco desnível geométrico entre os reservatórios e os imóveis consumidores, apenas os bairros atendidos por esta adutora exigem que a água seja bombeada. As outras três adutoras ganham naturalmente pressão graças ao desnível maior e à força da gravidade”, explicou Ongaro.

Interrupção em parte do Centro é na 5ª-feira

Já na quinta-feira, dia 1º de dezembro, aproximadamente 80 imóveis, de quatro quadras do Centro da cidade, serão ligados à rede aérea provisória de abastecimento denominada “by pass”. Trata-se de uma das etapas necessárias à obra da troca da rede de água de ferro fundido por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), material sintético com 100 anos de garantia e que apresenta menor índice de vazamentos e perdas.

Para que os imóveis sejam ligados à rede temporária (que já foi previamente instalada nos postes e fachadas) e a troca dos tubos possa acontecer, o abastecimento também deverá ser provisoriamente suspenso das 7h30 às 15h30 – programação que pode ser alterada em função das intempéries.

O bloco de quatro quadras beneficiadas desta vez está compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência (o que inclui os imóveis dos trechos das ruas 13 de Maio e Riachuelo inseridos neste quadrilátero). Estes imóveis devem permanecer ligados à rede provisória por até 60 dias.

Em seguida, serão feitas as ligações provisórias nos demais imóveis da Ernesto Mauerberg para cima, até a Eddy de Freitas Crissiuma, completando o “bloco 9” da obra.

A Coden investe R$ 3.527.804,31 na troca de 11.800 metros de tubos de ferro por tubos de PEAD. É uma das mais importantes obras do Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água Tratada. Deste total, 80% são recursos oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Serão beneficiados aproximadamente 1.000 imóveis, de 17 ruas e avenidas do Centro. A obra é realizada através do método não destrutivo do Rompimento Dinâmico, ou seja, sem a abertura de valas contínuas no asfalto, o que reduz em 95% o transtorno aos pedestres e motoristas.


 

Veja também

Presidente da Coden de Nova Odessa acompanha troca da rede de água em trecho do Centro

Leia na integra

Coden vai adotar novo produto para modernizar tratamento de água na ETA do Bela Vista

Leia na integra