Home . Notícias

ETA: Coden de Nova Odessa investe R$ 642,5 mil para ampliar capacidade de tratamento de água em 25%

10/11/2011 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa está na fase final da obra de reforma e modernização dos tanques decantadores 3 e 4 da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista e seus respectivos filtros. A melhoria deve ser concluída até o final do ano e visa aumentar em 25% a capacidade de tratamento de água da Coden sem a necessidade de construir novos tanques na ETA.

O investimento inicial da Coden na melhoria é de R$ 642,5 mil, em recursos próprios. A obra, iniciada em agosto, é realizada pela empresa Sanerveg Consultoria em Projetos e Obras Ltda, vencedora de licitação, sempre sob a supervisão das equipes técnicas da própria Coden.

A ETA foi projetada originalmente para tratar ate 150 litros por segundo em seus quatro tanques, cada um com capacidade volumétrica de 400 metros cúbicos. Os decantadores 1 e 2 foram reformados em anos anteriores, o que já elevou essa capacidade para 200 litros por segundo. As reformas dos decantadores 3 e 4, em fase final, vão aumentar essa capacidade para até 250 litros por segundo.

“Com uma população que cresce gradativamente, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Coden, investiu bastante nos últimos anos na melhora da eficiência da ETA do Bela Vista, através das reformas dos tanques. Com a diminuição das perdas na distribuição, através de outras obras em andamento do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, a oferta de água tratada está garantida por muitos anos”, afirmou o diretor-presidente da empresa de economia mista, Ricardo Ongaro.

As melhorias na ETA, principalmente a remodelação da laje de fundo dos dois grandes tanques de concreto dos decantadores, ainda têm uma vantagem adicional: vão resultar numa economia de 200 mil litros por dia no processo de limpeza e remoção do lodo, graças à nova inclinação e à construção de uma canaleta central, que facilitam o escoamento do material.

E como a água que sai dos decantadores e vai para os filtros carrega menos material sólido que antes, também é possível lavar os filtros em intervalos maiores de tempo, o que também economiza água tratada no chamado “processo de retrolavagem”.

Etapas

Segundo o gerente Químico Operacional da ETA, José Hilário Pessoa, o processo de tratamento é composto pelas etapas de coagulação, floculação, decantação, filtragem e correção final para distribuição ao consumidor.

Cada uma dessas etapas ocorre em uma canaleta ou tanque específico da ETA. Os maiores tanques são exatamente os decantadores – que, como o próprio nome diz, são onde o material orgânico e mineral presente na água que chega das represas “desce” para o fundo e pode ser retirado.

“A parte do processo que está sendo reformada compreende quase todas estas etapas, exceto pelo tanque de contato (que faz a correção final da água tratada), sempre visando otimizar o desempenho da ETA sem a necessidade de grandes obras civis de ampliação dos tanques”, explicou Hilário.

Floculadores

Cada decantador possui dois floculadores logo na sua “entrada”, que são grandes misturadores mecânicos que facilitam a ação dos produtos químicos adicionados à água. Antes ligados em paralelo, através da reforma os quatro floculadores ganharam novas entradas de água e foram ligados em série, o que também aumenta a eficiência da ETA.

Decantadores

A reforma do decantador 3 já foi finalizada. Como aconteceu nos tanques 1 e 2, ele ganhou uma nova calha coletora de água e novos módulos tipo “colmeia”, de polietileno expandido reforçado (que levam a um aumento em até 80% na capacidade de decantação de matéria sólida contida na água bruta que passa pelo equipamento), bem como a instalação de novas cortinas defletoras logo na entrada da água nos decantadores (visando diminuir a velocidade da água e, assim, dar mais tempo para que a matéria sólida decante na forma de lodo).

Além disso, o desenho do fundo do decantador 3, antes plano, foi refeito, ganhando a declividade que facilita as limpezas periódicas do lodo que fica acumulado no fundo. O lodo acumulado em cada tanque é retirado a cada 35 dias.

Os mesmos equipamentos e melhorias físicas serão instalados em breve no quarto e último decantador, onde já estão sendo feitas as reformas estruturais das paredes e do fundo.

Filtros

Através do mesmo contrato, já foi realizada a reforma dos filtros 3 e 4, que possuem agora camadas duplas de areia e carvão antracito, o que melhora sua performance. Antes, havia apenas uma camada simples de areia. Apesar de vinculados aos respectivos decantadores, os filtros também são interligados entre si.

Os registros que controlam o fluxo da água entre os decantadores 3 e 4 e seus respectivos filtros, bem como a entrada da água para retrolavagem dos filtros, também foram automatizados, e agora podem ser abertos e fechados com simples toques em botões.

“As camadas duplas filtram mais e melhor a água, passando a ter mais eficiência. Antes, a ETA tinha capacidade máxima para tratar de 250 a 300 metros cúbicos de água para cada metro quadrado de área dos filtros por dia. Com a melhoria, cada metro quadrado do filtro pode filtrar 400 metros cúbicos de água por dia – um incremento na capacidade de até 37%”, explicou Hilário.

A direção da Coden estuda agora realizar as mesmas melhorias nos filtros 1 e 2.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.


 

Veja também

Coden de Nova Odessa reforça proibição da utilização das represas por banhistas

Leia na integra

Técnicos Operadores da ETA da Coden de Nova Odessa recebem capacitação sobre manuseio de gás cloro

Leia na integra