Home . Notícias

Relatório comprova que água tratada e distribuída pela Coden de Nova Odessa continua 100% potável

01/02/2011 Por pepe

O compromisso da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa com a qualidade da água que é tratada e distribuída diariamente à população foi novamente comprovado pelo relatório anual que será enviado aos consumidores da cidade. Novamente, a água foi considerada 100% potável em diversas análises e testes físicos, químicos e biológicos.

O relatório acompanha as cerca de 20 mil contas de água com vencimento em março e é referente a todo o ano de 2010. Mais uma vez, a Coden, empresa de economia mista responsável pelos serviços públicos de Saneamento Básico na cidade, atendeu plenamente aos quase 130 parâmetros mínimos exigidos pelo Decreto Federal nº 5.440, de 4 de maio de 2005.

“O relatório mostra que a Coden continua a atender a todos os parâmetros preconizados pelo Decreto nº 5.440, garantindo a qualidade e também a quantidade da água que chega diariamente até a casa do consumidor. A população de Nova Odessa pode continuar bebendo água diretamente da torneira, como sempre fez”, considerou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

O gerente químico da Companhia, José Hilário Pessoa, destacou que, apesar de serem encontradas pequenas quantidades de substâncias como ferro e manganês na captação da Represa Lopes, onde está localizada a ECA (Estação de Captação de Água) do Jardim São Jorge, e também poucas algas na água da Represa Recanto 1, onde está a ECA Recanto, nada disso comprometeu a potabilidade.

“A Coden está, a cada ano, investindo mais em tecnologias modernas para que a água esteja adequada ao chegar à casa dos consumidores”, afirmou o gerente.

Ele lembrou que a Coden tem investido em reformas de decantadores e filtros, além da aquisição de produtos para utilização imediata no tratamento como carvão ativado e dióxido de cloro. Pessoa lembrou que, em 2010, a Coden investiu R$ 350 mil na ampliação e modernização da ECA Recanto, e destacou que o trabalho realizado pela Coden “não tem como finalidade apenas atender aos parâmetros exigidos pelo Decreto Federal”.

“Além de atendermos ao preconizado pelo Decreto, cuidando da água, cumprimos com o nosso compromisso para com o cidadão de Nova Odessa”, declarou.

Além das análises anuais que cumprem com o exposto no Decreto, a Coden realiza análises na água de hora em hora, semanalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente, para garantir a qualidade do seu produto final.

O relatório da qualidade da água também está afixado em diversos prédios públicos, entre eles a sede da Coden, a Prefeitura de Nova Odessa, o Hospital Municipal, a sede das Vigilâncias em Saúde e nas quatro Unidades Básicas de Saúde da cidade.


 

Veja também

Coden de Nova Odessa distribui, até abril, as declarações de quitação de débitos de 2010

Leia na integra

Desastre: PMNO e Coden são pontos de coleta de água mineral que será levada por voluntários para o RJ

Leia na integra