Home . Notícias

Cheia do Quilombo: Coden religa motores da ECA 2, mas abastecimento só será normalizado sábado

06/01/2011 Por pepe

O nível do Ribeirão Quilombo baixou 1,5 metros até o meio-dia desta sexta-feira, em Nova Odessa, e está, no nomento, 1,5 metro acima do normal. O rio baixa em torno de 10 centímetros por hora.

Por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira, 7 de janeiro, a Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa começou a religar os motores da casa de máquinas da ECA (Estação de Captação de Água) 2, da Represa do Lopes, localizada no Jardim São Jorge e responsável por 40% do volume de captação da cidade.

Por volta das 9h30, a ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada na sede da Coden, no Jardim Bela Vista, já estava recebendo água da ECA 2, para tratamento e distribuição a toda a cidade (51,1 mil habitantes).

Na manhã desta sexta-feira, as regiões mais altas de ao menos três bairros da cidade já registravam a falta de água nas redes das ruas – no Jardim Santa Luiza, Núcleo Residencial Mathilde Berzin e Vila Azenha.

A direção da Coden destacou que, mesmo com a ECA 2 funcionando normalmente a partir de agora, os efeitos positivos só serão sentidos plenamente a partir da manhã deste sábado (embora algumas regiões do município poderão ter sua situação regularizada já nesta noite).

“Ficamos quase 24 horas com os serviços da ECA 2 interrompidos e isto faz diferença. O consumo de água em Nova Odessa tem aumentado e isto é ainda maior no calor. Mesmo que já tenhamos religado os motores da ECA 2, o efeito não é imediato na ETA”, destacou o diretor Brauner Feliciano.

O diretor lembrou que a cheia do Quilombo não atingiu a Represa do Lopes, já que ela está em um nível mais alto que o Ribeirão, apenas ameaçou a casa de máquinas da captação, feita em nível ligeiramente inferior e ao lado da represa.

Defesa Civil

Segundo o presidente da Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa, Cal Hansen, nenhuma residência sofria alagamentos na manhã desta sexta-feira, embora 6 ruas (localizadas nos bairros Jardim Fadel, Vila Azenha, Jardim Flórida, Jardim São Jorge) e a área verde (campo de futebol) do Jardim Conceição ainda estivessem tomadas pela lâmina de água do Ribeirão Quilombo.

O Setor de Obras e Urbanismo da Prefeitura daria início, ao meio dia desta sexta, à lavação e limpeza das 12 ruas da cidade (nestes mesmos cinco bairros) que foram mais afetadas pelas cheias desta semana. A limpeza é feita com auxílio de um caminhão-pipa.

No total, até 19 ruas da cidade chegaram a sofrer alagamentos, em menor ou maior grau, em algum momento desta semana – sempre nos pontos mais baixos destes bairros.

Famílias abrigadas no Ginásio Municipal do Jardim Santa Luiza: Desde o início da noite de ontem: 4 famílias (com 32 pessoas no total). As quatro famílias que estão no Ginásio são do Jardim Fadel.

[De terça para quarta, 2 famílias (com 9 pessoas) foram abrigadas no local, mas estas retornaram para suas casas na quarta-feira. São as mesmas que retornaram ao ginásio na quinta.]

Desabrigados: apenas as famílias que estão no Ginásio Municipal do Jardim Santa Luiza estão fora de suas casas neste momento.

As cerca de 20 famílias atingidas (desalojadas) que estiveram abrigadas na casa de parentes e que moram no Jardim Conceição, bem como as 4 famílias do Jardim Flórida que também estavam na casa de parentes, também já voltaram para suas casas.

Portanto, até agora, 28 famílias foram desalojadas em algum momento destas cheias.

Refeições distribuídas: 80 nos dois primeiros dias, 66 ontem à noite e mais 130 que serão distribuídas no almoço de hoje (incluindo as 32 pessoas alojadas no Ginásio).

Atuação do Setor de Promoção Social: 3 assistentes sociais acompanham os casos.

Atuação do Segam (Serviço de Guarda Municipal) e Setor de Trânsito: 10 homens, incluindo o tenente José Darci Secco, em cada turno.

50 kits limpeza (com água sanitária, sabão em pó e detergente) já foram distribuídos pelas Vigilâncias em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde às famílias dos imóveis atingidos. Foram 40 no Jardim Conceição e 10 no Fadel. Este trabalho continua. A Prefeitura já adquiriu material para outros 300 kits para ficarem em estoque. A partir da tarde desta sexta, começam a ser distribuídos os kits nos jardins Flórida e São Jorge. A distribuição está sendo feita por servidores das Vigilâncias em Saúde (Zoonoses, Sanitária e Ambiental), que também estão distribuindo panfletos com orientações sobre limpeza, higiene dos alimentos e cuidados para evitar leptospirose e dengue. Pessoas atuando: cerca de 15.

A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde realizou três atendimentos, todos na quinta-feira, no Conceição, mas nenhum considerado grave – duas pessoas com escoriações e uma com cefaléia (dor de cabeça).

Orientação

A Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil) de Nova Odessa é formada por 16 membros, entre servidores municipais (em sua maioria) e membros da Sociedade Civil.

Porém, em casos do socorro a desastres, como alagamentos ou acidentes muito graves, a equipe de campo é formada pelas equipes dos setores de Obras e Serviços Urbanos, de Parques e Jardins, Setor de Trânsito, Segam (Serviço de Guarda Municipal), Vigilâncias em Saúde e Promoção Social da Prefeitura e também da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, somando mais de 200 pessoas, que podem ser mobilizadas a qualquer momento pela Comdec.

Os cidadãos podem ligar a qualquer momento para o Segam (Serviço de Guarda Municipal), pelo telefone (19) 34766-1900, que aciona a Defesa Civil imediatamente.


 

Veja também

Em razão das chuvas, Coden suspende 40% da captação e pede que população economize água

Leia na integra

Coden alerta para proibição da utilização das represas de abastecimento por banhistas

Leia na integra