Home . Notícias

Cheia do Quilombo: PMNO e Coden atendem bairros atingidos pelas cheias durante toda a quinta-feira

05/01/2011 Por pepe

Durante toda esta quinta-feira, 6 de janeiro, a Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa, formada por setores da Prefeitura e a Coden (Companhia de Desenvolvimento), atuou nas ruas dos cinco bairros atingidos pela cheia do Ribeirão Quilombo. 24 famílias saíram de suas residências nesta quinta, e duas (com um total de 11 pessoas) haviam sido alojadas, até o início da noite, no Ginásio do Jardim Santa Luiza, conforme previsto no Plano Municipal de Defesa Civil.

No Jardim Conceição, que tem cerca de 50 imóveis e foi o mais afetado, a água chegou a 1,5 metro em algumas ruas. No final da tarde desta quinta, a água já começava a retroceder.

Desde a manhã desta quinta, foram atingidas ruas dos jardins Conceição, São Jorge, Nossa Senhora de Fátima, Flórida e Fadel. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para retirar sete crianças de uma casa no Jardim São Jorge.

Na noite de quarta-feira, a Coden registrou 49,2 milímetros de chuva. Mas autoridades da Defesa Civil Municipal lembraram que as cheias do Quilombo acontecem principalmente por conta da chuva em outras cidades a montante (acima) e por problemas como a crescente urbanização, com o asfaltamento e impermeabilização do solo e a ocupação irregular das margens de córregos e do próprio Quilombo.

O primeiro membro da Defesa Civil a chegar ao Conceição foi o diretor do Segam (Serviço de Guarda Municipal), José Darci Secco, que às 7h30 já estava no local. Em seguida, as equipes do Setor de Obras e Serviços Urbanos, Coden, Secretária de Saúde, Setor de Promoção Social e SESMT (Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho) também foram acionadas.

Durante todo o dia, Secco e o secretário de Saúde Sérgio Molina, transitaram por todos os bairros atingidos e orientaram os setores envolvidos para atenderem às famílias afetadas, principalmente para diminuir o risco de transmissão de doenças como a leptospirose.

O Conceição foi o primeiro a ter suas ruas alagadas. Mais tarde, a água tomou os demais bairros e atingiu a casa de máquinas da ECA (Estação de Captação de Água) da Represa Lopes 2, no São Jorge, que teve suas atividades interrompidas por tempo indeterminado.

Apenas em três bairros, no Conceição, Flórida e Fadel, as pessoas aceitaram sair de suas casas. “Muitas quiseram permanecer em suas casas, mesmo que tenhamos recomendado que elas saíssem, já que poderia chover novamente à noite”, comentou a gestora da Promoção Social, Solange Paulon.

Nos últimos dois dias, a Prefeitura de Nova Odessa já ofereceu mais de 80 refeições a famílias que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas, inclusive as duas que foram alojadas na primeira noite no Ginásio do Jardim Santa Luiza, as mesmas que voltaram a ser alojadas nesta quinta.


 

Veja também

Coden alerta para proibição da utilização das represas de abastecimento por banhistas

Leia na integra

Plano de Combate às Perdas: Coden licita empresa que vai trocar os 12 km de rede do Centro

Leia na integra