Home . Notícias

Após Mapa Digital, Coden implanta Sistema de Gerenciamento Integrado das redes

28/06/2010 Por pepe

  A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está adotando mais uma medida prevista no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada da cidade, lançado em 2009. A empresa de economia mista, que pertence à Prefeitura e é responsável pelos serviços de Saneamento Básico, já havia adotado, desde o lançamento do Plano, o Mapa Digital Georreferenciado – ou “Base Cartográfica Digital”.



Agora, a Companhia abriu licitação para a contratação da empresa que vai fazer o GIS, ou “Sistema de Georreferenciamento Integrado”, ou seja, o programa de computador que permiti aos técnicos terem acesso imediato a todo tipo de informação, gráficos e relatórios sobre o comportamento das redes de água e esgoto, também com base nas localizações precisas do Mapa Digital.



“O Mapa Digital já é utilizado, por exemplo, pelos nossos engenheiros, na elaboração dos projetos executivos das obras e instalação de novas redes da Coden, porque seus dados topográficos são extremamente precisos. Agora, entre outras novidades, nossos operadores terão acesso, no computador, aos dados do Mapa para o trabalho do dia a dia”, explicou o diretor presidente Ricardo Ongaro.



Segundo ele, o GIS também vai emitir relatórios mais detalhados sobre o comportamento das redes, como as regiões que estão sofrendo mais vazamentos de água e que precisam de uma ação mais incisiva – daí sua importância para o Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada.



Os recursos para a elaboração do sistema virão, em grande parte, da cobrança pelo uso das águas dos rios estaduais e federais que cortam a região, cujo repasse foi aprovado em 2009 pelo Comitê PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).



O investimento total está previsto em R$ 145 mil, dos quais 20% serão pagos pela Coden, a título de contrapartida. O vencedor da licitação deve ser homologado nos próximos dias, o serviço começa em seguida.



Exemplos



O GIS terá uma série de utilidades para a Coden. Cada departamento terá acesso aos dados pertinentes ao seu serviço. Assim, a telefonista, por exemplo, terá acesso a um mapa de endereços na tela do seu computador, para poder registrar com mais detalhes as reclamações de falta de água ou de vazamentos, que serão encaminhadas imediatamente à equipe de manutenção.



“Se vários consumidores ligarem da mesma área, a equipe poderá perceber que as várias reclamações têm a mesma origem e, assim, poderá dar uma previsão mais precisa de prazo para o conserto”, adiantou Ongaro.



O sistema de administração do Mapa Digital também vai dar informações para a implantação, em breve, de outra medida do Plano Diretor de Perdas: a setorização da rede de distribuição de água da cidade em 26 setores, através da instalação de macromedidores (grandes hidrômetros) nas adutoras que distribuem o líquido aos bairros.



“Esses macromedidores também serão interligados por celular ou por rádio ao sistema GIS, que vai aferir (comparar) constantemente a vazão somada dos micromedidores (hidrômetros domésticos) à vazão de cada macromedidores. Assim, saberemos instantaneamente a região onde está havendo perda, ou seja, onde há mais vazamentos ou ligações clandestinas, para podermos direcionar nossas equipes a essa região”, explicou o engenheiro.



O sistema ainda permite, através da telemetria, o monitoramento da pressão e vazão da rede em cada bairro, bem como acompanhar o comportamento das válvulas redutoras de pressão. “Há bairros em que a água tem muita pressão, o que leva a mais vazamentos e faz com que o uso correto das válvulas a cada momento do dia, principalmente nos períodos de menor consumo (em que há mais pressão), seja muito importante”, acrescentou o diretor presidente da Coden.



Nascentes



O serviço contratado pela Coden inclui ainda o levantamento de todas as nascentes de córregos das bacias em que a companhia realiza captação de água bruta para tratamento. Pelo mesmo contrato, ainda será feito a inclusão das informações dessas nascentes, com dados técnicos de vazão, preservação, fotos e outros detalhes, no Mapa Digital Georreferenciado e, portanto, no novo GIS.



“Assim, também poderemos acompanhar, em determinados períodos de tempo, o comportamento dessas nascentes, o estado de preservação de suas matas ciliares, etc. Esse cadastro é muito importante, porque vai subsidiar a Administração Municipal nos pedidos de recursos externos para aplicação na preservação dessas nascentes”, finalizou Ricardo Ongaro.

Veja também

Coden reforma prédio da ETA – Estação de Tratamento de Água do Jardim Bela Vista

Leia na integra

Coden reforma 2º decantador da ETA e vai economizar mais 100 mil litros de água tratada por dia

Leia na integra