Home . Notícias

Coden finaliza interligação de redes de esgoto do Centro ao Coletor Tronco do Córrego Bassora

01/06/2010 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, empresa de economia mista que pertence à Prefeitura e que é responsável pelos serviços de Saneamento Básico na cidade, acaba nesta semana a obra de construção da tubulação de interligação das pontas finais das redes de esgoto dos bairros da região central ao novo Coletor Tronco do Córrego Bassora.

A obra “limpa” definitivamente o trecho final do córrego, logo abaixo da Avenida Carlos Botelho, levando os dejetos no futuro breve, via Coletor Tronco, até o Interceptor de Esgoto que margeia o Quilombo. Este, por sua vez, vai levar todo o esgoto doméstico da Zona Urbana de Nova Odessa à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, já em construção.

Foram utilizadas na construção da interligação, que inclui uma tubulação que passa sob o leito do Córrego Bassora, as equipes, equipamentos, máquinas e até mesmo tubos do estoque da própria Coden. São 24 metros lineares de rede nova, incluindo quatro PVs (Postos de Visitação) para manutenções.

Basicamente, a nova tubulação, instalada na margem esquerda do Córrego Bassora, recebe as redes de esgoto que descem das ruas do Centro, Santa Rosa e Bela Vista, e que antes caiam diretamente no córrego logo abaixo da Carlos Botelho, misturando-se à água limpa vinda da parte canalizada do Bassora, acima da Carlos Botelho e que passa sob a Rodoviária Municipal (trecho em que o esgoto já era canalizado há décadas).

Após receber as pontas das redes de afastamento de esgoto, a interligação passa sob o córrego e se liga novamente ao novo trecho do Coletor Tronco, construído a partir de 2008, que desce ao longo de toda a margem direita do Córrego Bassora e que possui 350 metros no total (indo da Carlos Botelho até as margens do Quilombo).

Na ligação dos novos postos de visita ao Coletor Tronco, que passa sob o leito do Córrego Bassora, foram feitas duas linhas (canalizações), utilizando tubos de ferro fundido de 10 polegadas, o equivalente a 25 centímetros de diâmetro cada tubulação. No restante da nova rede de interligação, foram feitas três linhas, utilizando tubos de PVC de 8 polegadas.

“Foram feitas mais de uma linha de tubulação em cada trecho para aproveitar os tubos que tínhamos em estoque na Coden. Senão, precisaríamos adquirir novos tubos, aumentando bastante o custo da obra”, justificou Ricardo Ongaro, diretor presidente da Coden.

Entenda as tubulações

Todas estas obras fazem parte do Plano Diretor de Esgotamento Sanitário de Nova Odessa. Já estão completos os coletores tronco dos córregos Capuava, Bassora, Lopes, Represa e Harmonia. Outros dois coletores estão em fase final de execução, acompanhando os córregos Recanto e Palmital. Boa parte do próprio Interceptor do Quilombo já está pronta. O investimento total apenas nesta rede de tubos de esgoto deve ficar na casa dos R$ 25 milhões, fora o custo da ETE.

Estas tubulações receberão o esgoto das redes dos bairros das respectivas bacias hidrográficas e levarão os dejetos até o Interceptor de Esgoto, que por sua vez vai desaguar na ETE Quilombo, no ponto mais baixo do município.


 

Veja também

2º Mutirão de Limpeza das represas de Nova Odessa reúne 52 voluntários e retira 42 m³ de entulhos

Leia na integra

Obra da ETE do Quilombo, em Nova Odessa, já está 20% concluída; vereadores visitam canteiro

Leia na integra