Home . Notícias

Chuvas: Coden garante qualidade da água tratada, apesar de coloração

14/09/2009 Por pepe

A direção da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, empresa responsável pelos serviços de Saneamento Básico na cidade, esclareceu na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, que a água tratada distribuída nos últimos dias permanece perfeitamente potável e pode ser utilizada normalmente pela população, apesar de apresentar alguma coloração.

O alerta se fez necessário em virtude da grande quantidade de ligações que a Companhia está recebendo, de consumidores desacostumados com a coloração típica da água de cidades que se utilizam de maior quantidade de cloro no tratamento da água.

Segundo a equipe técnica da Coden, a cor é resultado da reação da água, tratada com uma maior quantidade de produtos, com a própria tubulação de algumas regiões da cidade. A maior quantidade de produtos, principalmente de cloro gás, deve-se à maior presença de algas na água captada nas represas que abastecem a cidade. Por sua vez, as algas se desprenderam do fundo dos reservatórios em função das fortes chuvas que atingiram a cidade semana passada.

Ligações

Até as 10h30 desta segunda-feira, a Coden havia recebido 502 ligações, das quais apenas 270 puderam ser atendidas pelas telefonistas. “Estamos recebendo inúmeras ligações. Informamos as pessoas que, segundo os técnicos da ETA (Estação de Tratamento de Água), o problema deve levar mais dois ou três dias para ser completamente solucionado, mas que a água é perfeitamente potável”, explicou a secretária Marizilda Barbosa, responsável pelas telefonistas do Serviço de Atendimento do Consumidor da empresa.

Segundo o diretor presidente da Companhia, o engenheiro Ricardo Ongaro, as chuvas atípicas da semana passada, quando chegou a cair 80 milímetros em apenas 1 hora, revolveram as impurezas decantadas naturalmente no fundo das represas dos dois sistemas de abastecimento (Recanto e Lopes), fazendo com que as algas do fundo se soltassem e fossem puxadas pela tubulação da captação, chegando até a ETA.

Estas algas dificultam o tratamento, apesar de não representarem riscos para o consumidor, por isso a empresa teve de aumentar em até 50% a adição de produtos químicos para remoção das impurezas da água. Estes produtos incluem, principalmente, o cloro gás.

“Estes produtos reagem depois com a tubulação de algumas das adutoras e das redes de distribuição mais antigas, feitas de ferro. De certa forma, o cloro faz uma ‘limpeza’ nestas redes, retirando as incrustações – por isso a água sai na torneira ligeiramente amarelada e, eventualmente, com algum cheiro de cloro. Mas ela não faz qualquer mal para a saúde das pessoas, que podem consumir esta água normalmente, pois não possui qualquer tipo de bactéria”, acrescentou Ongaro.

Segundo ele, o prazo de 2 a 3 dias para o fim da coloração deve-se ao período necessário para a substituição de toda a água tratada com maiores níveis de cloro nos reservatórios espalhados pela cidade. Além disso, equipes da Coden estão tomando todas as medidas necessárias para acelerar este prazo, incluindo a limpeza de reservatórios e o descarte da água tratada acumulada nas pontas das redes, nos pontos mais baixos da cidade.

“A Coden pede a compreensão e a paciência da população e pede desculpas por este problema completamente atípico. E reforçamos que a água tratada e distribuída é completamente potável e atende a todas as normas legais”, completou o diretor-presidente da Companhia.


 

Veja também

Coden é uma das primeiras da RMC a ter todo o processo de tratamento do lodo da ETA licenciado

Leia na integra

Coden de Nova Odessa deve plantar 110 mil árvores nos próximos 5 anos; programa já começou

Leia na integra