Home . Notícias

Coden de Nova Odessa deve plantar 110 mil árvores nos próximos 5 anos; programa já começou

04/09/2009 Por pepe

No mês em que começa a Primavera, uma boa notícia. Nova Odessa, conhecida como “O Paraíso do Verde”, possui 15 árvores por habitante apenas em sua zona urbana, mas este número vai aumentar, pois, ao longo dos próximos 5 anos, a Coden (Companhia de Desenvolvimento), empresa de economia mista responsável pelos serviços de Água e Esgoto da cidade e que pertence majoritariamente à Prefeitura, planeja plantar mais 110 mil árvores de espécies nativas.

O programa já começou: estão sendo plantadas, desde o final de julho, as primeiras 9.220 mudas, distribuídos em 7 áreas da cidade. A Coden investe R$ 95,5 mil apenas nesta etapa de seu grande projeto de recomposição florestal e manutenção de matas ciliares, através da contratação de uma empresa especializada, via licitação.

A empresa vencedora foi a Monte Reis Agência Ambiental. Ao todo, serão recuperados, até o final de setembro, 5,5 hectares, todos em APPs (Áreas de Preservação Permanente) às margens de mananciais da cidade.

São beneficiadas, nesta primeira etapa, áreas públicas e também privadas, de proprietários que aderiram à iniciativa de preservação do Meio Ambiente e permitiram o plantio. Boa parte deste objetivo origina-se das compensações solicitadas pelos órgãos ambientais que autorizaram a realização de uma série de obras da Coden ao longo dos últimos anos.

Apenas nesta primeira etapa, estão sendo cobertos 7 destes termos de compensação ambiental, referentes às obras dos coletores tronco dos córregos Recanto, Harmonia e Palmital, da outorga pelas captações do São Jorge e do Recanto, de uma travessia de adutora pelo Córrego Bassora e pelo desassoreamento da Recanto 3.

“Estamos entrando em acordo com a Cetesb para fixarmos um cronograma de 5 anos, ao final dos quais teremos plantado aproximadamente 110 mil árvores. Estamos compensando a passagem de 22 obras por APPs, realizadas nos últimos 12 anos. Este prazo é necessário por causa do alto investimento exigido”, explicou o chefe de Projetos e Contratos da companhia, Eric Anthony Padella.

A empresa ficará responsável, pelos próximos dois anos, tanto pelo plantio quanto pelo acompanhamento do crescimento das mudas, incluindo eventuais substituições de mudas que não vingarem. “Depois de 2 anos, a muda já consegue se desenvolver e crescer normalmente”, explicou Padella.

“A Coden está plantando estas árvores não apenas para atender termos de recuperação ambiental, mas também para fazer a sua parte e contribuir com o Meio Ambiente de Nova Odessa, uma cidade já bastante arborizada. Árvores não são demais”, afirmou recentemente o diretor-presidente da Companhia, Ricardo Ongaro.

Para completar o cronograma dos próximos anos, a companhia deve buscar verbas externas a fundo perdido, incluindo através da apresentação de projeto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Os Consórcios PCJ, que administram os recursos do Fehidro, têm apoiado e aprovado projetos de investimentos na área de reflorestamento e recuperação de mananciais.
 

Veja também

Plano de Perdas: Coden vai criar banco de dados digital dos recursos hídricos e instalar macromedidores nas adutoras

Leia na integra

Nova Odessa e PM vão coibir veraneio clandestino em represas de abastecimento

Leia na integra