Home . Notícias

Nova Odessa ganha ‘planta’ de estação de tratamento de esgoto para chácaras do ‘pós-Anhanguera’

06/07/2009 Por pepe

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, assinou nesta segunda-feira, 6 de julho, convênio com a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia pelo qual o município vai ganhar, sem custos, os licenciamentos ambientais e os projeto executivos (as “plantas”) de um Coletor Tronco e da futura Estação de Tratamento de Esgoto dos bairros chácaras na bacia do Rio Atibaia, na região da Represa do Salto Grande.

Assim, a Prefeitura economiza milhares de reais que gastaria para projetar estas obras.
Serão beneficiados os bairros de veraneio Acapulco, Recreio Represa e Las Palmas. A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) já tem projeto pronto e a Prefeitura já solicitou financiamento federal para a construção das redes coletoras do esgoto doméstico das chácaras, cujas pontas serão “unidas” pelo futuro Coletor Tronco.

Ao todo, 33 municípios do estado serão beneficiados pelo Programa Água Limpa, que prevê 39 obras de Saneamento e investimentos de R$ 5 milhões.

A solenidade de assinatura dos contratos aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a secretária Dilma Pena, com o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão responsável pelo programa), Ubirajara Tannuri Felix, e com os prefeitos das cidades envolvidas.

Por Nova Odessa, também participaram o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, e o assessor para Convênios da Prefeitura, Ben-Hur Gomes.

“A Prefeitura reivindicou e conseguiu que o Governo do Estado faça os projetos através de empresas contratas por licitação pelo DAEE. Agora, com certeza, logo que tivermos os projetos em mãos, vamos reivindicar também que o Estado faça as obras ou nos repasse os recursos necessários para que o Município contrate o serviço”, comemorou o prefeito Samartin.

Para o chefe do Executivo, apenas de atender relativamente a poucas famílias, a futura ETE do “pós-Anhanguera” é uma obra relevante, mesmo levando-se em conta que todas as chácaras dos bairros beneficiados contam com fossas sépticas “antigas e que acabam contaminando, de alguma forma, o meio ambiente”.

“Estamos resolvendo o problema da bacia do Ribeirão Quilombo com a construção da ETE que vai atender a toda a Zona Urbana. Mas, para termos efetivamente 100% do esgoto doméstico tratado, é importante termos um sistema de Saneamento também nestas chácaras, que estão em outra bacia. Queremos resolver o problema do esgoto definitivamente”, justificou Samartin.

Segundo o presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o próprio DAEE já contratou as empresas que vão projetar as 39 obras, através de licitação.

“As empresas vão entregar os projetos prontos para os municípios. A intenção da Secretaria é evitar burocracia, já que o próprio DAEE é o órgão fiscalizador e outorgante das obras de construção de ETEs. E, uma vez com os projetos em mãos, já vamos pleitear as obras para o próprio Governo do Estado, com grandes chances de conseguirmos os recursos”, finalizou Ongaro.


 

Veja também

AutoBAn cerca parte das áreas de APP reflorestadas em Nova Odessa

Leia na integra

Esgoto: Prefeitura de Nova Odessa retoma obra da ETE do Quilombo

Leia na integra