Home . Notícias

Coden já enche novamente 1ª metade da Represa Lopes 1, que passou por desassoreamento

30/04/2009 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) já está enchendo novamente a primeira metade da Represa Lopes 1, onde está instalada a Estação de Captação do Jardim São Jorge e que passa por desassoreamento. E a outra parte já está sendo desassoreada pelas máquinas e caminhões da empresa contratada especialmente para esta finalidade.

Como já está sendo possível captar água novamente no local, não houve prejuízo ao tratamento de água para toda a cidade, que poderia ter tido sua capacidade reduzida. Mesmo assim, a orientação da Companhia é para que as pessoas economizem água até esta sexta-feira.

“Tendo em vista a execução do desassoreamento da represa e com a necessidade de manobras hidráulicas para o total enchimento da mesma, existe a possibilidade de ocorrer falta de água no município nesta quinta e sexta”, confirmou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

“Ao menos nestes dois dias, a orientação é para que a população economize ao máximo a água tratada, reduzindo o consumo e mantendo os reservatórios domésticos o mais cheio possível. Desde já, a direção solicita a compreensão e pede desculpas à população pelos eventuais transtornos”, acrescentou Ongaro.

A obra

Para o trabalho de retirada da lama do leito da Lopes 1, a represa foi dividida em duas, com a construção de uma ponte de terra no meio. Assim, enquanto as máquinas trabalham em metade da represa, a outra metade é utilizada.

A água captada na Lopes 1 segue por uma tubulação até a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, de onde é distribuída para o restante da cidade.

O desassoreamento vai aumentar em mais de 600% a capacidade do reservatório, que vai ganhar mais 20 milhões de litros de água bruta. A obra toda, realizada pela Coden, deve durar três meses e consumir investimentos de R$ 138 mil.

Para ele, “é um pequeno esforço necessário, pois, com o aumento substancial da capacidade de reservar água na Lopes 1, a probabilidade de falta ou racionamento de água nos futuro próximo passa a ser mínima na cidade”.

A Lopes foi a primeira represa para captação construída em Nova Odessa, no início dos anos 70, portanto estava há quase 40 anos acumulando lodo e areia em seu leito. Sua capacidade antes da obra era de apenas 15% do volume original.
 

Veja também

Prefeitura de Nova Odessa e Coden obtêm outorgas para construir represas Recanto 4 e 5

Leia na integra

PMNO realiza obra de travessia do Coletor Tronco do Córrego Represa sob rodovia e ferrovia

Leia na integra