Home . Notícias

Prefeitura de Nova Odessa e Coden obtêm outorgas para construir represas Recanto 4 e 5

28/04/2009 Por pepe

Foram publicadas nesta terça-feira, 28 de abril, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, as outorgas de direto de uso de recursos hídricos para que Nova Odessa construa as novas represas Recanto 4 e 5. As autorizações foram expedidas pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), responsável pelos recursos hídricos no estado.

Pelas condições apresentadas pelo DAEE, a Coden (Companhia de Desenvolvimento) poderá represar mais 215 milhões de metros cúbicos de água bruta. As autorizações são válidas por 3 anos, tempo suficiente para que Coden e Prefeitura viabilizem as obras, anunciadas recentemente pelo prefeito Manoel Samartin.

“A outorga era a penúltima das licenças necessárias para a construção das novas represas. A última é a licença ambiental do DEPRN, cujos pedidos já estão em fase final de análise pela equipe técnica do órgão”, explicou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Paralelamente, o prefeito Samartin já busca financiamento externo para as duas barragens, orçadas preliminarmente em R$ 1,8 milhão e que também servem como reservatórios reguladores de vazão do Plano de Macrodrenagem do Ribeirão Quilombo. Uma das negociações em andamento é com o Ministério das Cidades.

O Córrego Recanto, onde estão as represas Recanto 1, 2 e 3, é o principal manancial que abastece a cidade. O prefeito já decretou a utilidade pública das áreas rurais a serem desapropriadas, que somam 55 mil metros quadrados. A escolha do Córrego Recanto (onde já existem três represas e uma estação de captação) também representa economia em infra-estrutura para a Coden.

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3 (que passa por obras de desassoreamento), Lopes 1 (idem) e 2 e a Santo Ângelo. Juntas, elas somam aproximadamente 3.450.000 metros cúbicos de água bruta. A Coden trata e distribui, mensalmente, até 380 mil metros cúbicos.

Captação

Na mesma publicação, o DAEE também atualizou as outorgas que o Município tem para captação de água bruta para tratamento. Com as novas autorizações, Nova Odessa passa a poder captar mais 415 mil litros por hora. As outorgas foram “aumentadas” em 190 metros cúbicos por hora no sistema Recanto e 168 metros no sistema Lopes.

“Pudemos aumentar a quantidade de água que podemos captar nas nossas represas, em virtude principalmente do estudo hidrológico e hidráulico apresentado para a construção das novas barragens. Também renovamos a outorga captação no Córrego Santo Ângelo, vencida desde 2002 e onde estamos autorizados agora a captar 56 metros cúbicos por hora”, contou Ongaro.

Para o presidente da Coden, “as outorgas representam uma tranqüilidade maior para o sistema de captação, principalmente nos momentos de estiagem”. “Também ganhamos alternativas, como a captação no Santo Ângelo, e melhoramos nossa logística de captação, com mais alternativas de distribuição das aduções entre as represas principais, que são a Recanto e a Lopes”, finalizou Ricardo Ongaro.

Completam a publicação do DAEE todas as autorizações para as travessias aéreas e subterrâneas dos Coletores Tronco e do Interceptor de Esgoto do Quilombo sobre os córregos que cortam a cidade, cujas obras estão em andamento.


 

Veja também

PMNO realiza obra de travessia do Coletor Tronco do Córrego Represa sob rodovia e ferrovia

Leia na integra

PMNO e Coden recuperam capacidade de represas com desassoreamento: mais 29 milhões de litros

Leia na integra