Home . Notícias

Coden reforma decantador da ETA e economiza 100 mil litros de água por dia

15/04/2009 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) acaba de implantar mais uma medida de economia prevista no recém-apresentado Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água Tratada.

Foi inteiramente reformado e modernizado o primeiro dos quatro decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista. A medida permite uma economia de 100 mil litros de água tratada por dia.

O decantador é o equipamento responsável por retirar da água bruta (in natura), captada nas represas da cidade, as partículas suspensas, como areia e material orgânico (restos de plantas). O ciclo da água no equipamento dura 2 horas. Para permitir a decantação, são adicionados à água bruta produtos como o policloreto de alumínio, cal, flúor, carvão, cloro gasoso e hipoclorito de sódio.

A reforma incluiu a instalação de módulos tubulares do tipo colméia (que aumentam a área de contato para a decantação das partículas e melhora a qualidade da água tratada), a readequação da infra-estrutura do decantador e da cortina de distribuição, uma nova impermeabilização do equipamento e a alteração do percurso da água pelos floculadores (que eram instalados em paralelo e passaram a ser em série, também aumentando a capacidade e a eficiência da ETA).

Também foi instalada uma nova calha parshall, destinada a medir a vazão de entrada de água na ETA. A calha foi elevada em 1 metro, aumentando assim velocidade de mistura dos produtos químicos adicionados à água bruta.

A reforma também aumentou a capacidade da Estação de Tratamento como um todo. A Companhia investiu aproximadamente R$ 140 mil na melhoria, que deve ser estendida aos demais decantadores ao longo dos próximos meses.

Economia e capacidade

A economia de água vem do fato de que, após as reformas, deixa de ser necessária uma das duas retro-lavagens diárias. O filtro do decantador, que era lavado a cada 20 horas, passa a ser lavado a cada 36 horas. E cada lavagem consume 100 mil litros de água. Toda água utilizada nas lavagens dos filtros dos quatro decantadores é re-inserida no sistema de tratamento.

“Em horários de pico, cada decantador podia tratar até 50 litros por segundo, o que dava até 200 litros por segundo. Com a reestruturação, conseguimos agora tratar até 85 litros na unidade reformada. Ou seja, quando os quatro estiverem modernizados, a capacidade da ETA será de 340 litros por segundo”, explicou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

O prefeito Manoel Samartin, que acompanhou a reforma passo a passo, vistoriou o “novo” decantador esta semana e elogiou a medida da Coden – principalmente quanto à grande economia de água tratada na lavagem. “A água é um bem precioso e finito. Desde os anos 70, estamos investindo para que nunca falte água em Nova Odessa. Qualquer medida que nos ajude a economizar e manter a qualidade da nossa água é muito bem-vinda”, afirmou Samartin.
 

Veja também

Motor da caixa d?água do Jd. Santa Luiza, em Nova Odessa, é furtado

Leia na integra

Nova Odessa qualifica pedidos de R$ 2,35 mi para modernização da rede de água

Leia na integra