Home . Notícias

Plantec e AutoBAn dão início ao plantio de mudas em 12 APPs de Nova Odessa

13/03/2009 Por pepe

A Plantec, empresa contratada pela AutoBan para o reflorestamento em 12 APPs (Áreas de Preservação Permanente) de Nova Odessa, iniciou o trabalho de plantio das mudas às margens das represes do Córrego Recanto. Nesta semana, foram reflorestadas as áreas dos sítios beneficiados no entorno da Represa Recanto 2.

Além de oito propriedades às margens das represas Recanto 1, 2, e 3, também serão recuperadas as APPs de quatro propriedades na bacia do Córrego Lopes. O trabalho começou com a preparação do solo, em novembro, e prevê o plantio de 23 mil mudas, de 80 espécies diferentes.

Segundo o engenheiro Arlindo Donato dos Santos, coordenador do Setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura, os técnicos da Plantec estudaram das espécies nativas no entorno das represas, para que sejam plantadas mudas nativas.

O reflorestamento é uma compensação ambiental estabelecida pelos órgãos ambientais do Estado para a concessionária, devido ao impacto ambiental da passagem do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes por áreas de mananciais das micro-bacias da região. Árvores são barreiras naturais contra o assoreamento causado pela erosão do solo e contra o descarte de lixo, além de garantirem a permeabilidade do solo, alimentando o lençol freático.

“Esta é uma ótima parceria para a Prefeitura, porque além do reflorestamento, a Plantec irá cuidar das mudas pelos próximos dois anos. Tudo isso ocorre sem custo nenhum para a Prefeitura nem para os proprietários destes sítios, que concordaram com o projeto”, declarou Santos.

O engenheiro ressaltou a importância do plantio de árvores para o reflorestamento das áreas. “As árvores são extremamente importantes, principalmente nesta época de calor que estamos vivendo. A árvore é responsável por filtrar o sol que reflete no solo, o que causa o calor. A falta de árvores é um problema ecológico e ambiental, que vai ser melhorado consideravelmente com o reflorestamento realizado pela AutoBAn”, explicou Santos.

O coordenador também justificou que o reflorestamento é um ganho para os proprietários, já que o reflorestamento está sendo feito em propriedades privadas. “Além do reflorestamento, a Plantec vai manter as áreas por dois anos e se necessário replantar mudas que não se adequaram ao solo neste período”, contou o engenheiro.


 

Veja também

Câmara Técnica do Comitê PCJ aprova de 2 obras de Saneamento em Nova Odessa: mais R$ 510 mil

Leia na integra

Coden entrega relatório de qualidade da água de 2008 nas contas de março; todos os 130 parâmetros aprovados

Leia na integra