Home . Notícias

Coden entrega relatório de qualidade da água de 2008 nas contas de março; todos os 130 parâmetros aprovados

19/02/2009 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa divulga nas contas com vencimento em março, referentes a fevereiro, o Relatório Anual da Qualidade da Água. E, mais uma vez, a qualidade de água de Nova Odessa atende a todos os cerca de 130 parâmetros exigidos pela legislação federal, o que significa que os novaodessenses podem beber tranquilamente a água que sai da torneira.

A publicação é obrigatória, em cumprimento ao Decreto Federal nº 5.440, de 4 de maio de 2005. “O prazo para a entrega desses relatórios, segundo o Decreto, é até o dia 15 de março de cada ano. Mas antes disso a Coden já terá entregue todas as cópias, a todos os consumidores”, afirmou o diretor financeiro da companhia, Brauner Feliciano.

O relatório é referente ao ano de 2008. Desde a implantação do Decreto, a Coden atende à Lei e distribui o relatório nas contas de água. Além do relatório anual, mensalmente a Coden divulga informações sobre a água nas contas.

O relatório contém dados ao consumidor sobre o controle de qualidade de água, além de instrumentos para divulgação de informações e dados sobre os parâmetros de “aceitação” para o consumo humano da água.

“O relatório que a Coden está enviando aos moradores tem como objetivo divulgar a qualidade da água que é consumida na cidade, mostrando que ela está adequada, não tem pesticidas, metais pesados e nem a presença de bactérias. Os novaodessenses podem beber a água da torneira, sem nenhum medo de contaminação”, explicou o gerente químico José Hilário Pessoa.

“A qualidade da água de Nova Odessa atende de maneira satisfatória aos cerca de 130 parâmetros da Secretaria de Saúde e Sanitária, que analisam os aspectos orgânicos, inorgânicos, bacteriológico e padrão radioativo na água”, continuou Pessoa. Segundo ele, a qualidade da água de Nova Odessa é verificada de hora em hora, com análises mais profundas feitas semanalmente, mensalmente e semestralmente.

Sistema

Nova Odessa sempre seguiu todas as exigências previstas pelo decreto, já que, de acordo com Pessoa, “a boa qualidade da água de Nova Odessa é uma soma de um amplo sistema de represas construído pela Prefeitura na década de 70, junto com os constantes monitoramentos computadorizados realizados 24 horas por dia por um corpo técnico com funcionários altamente capacitados”.

O gerente químico contou que a Coden já possui um sistema de telemetria, que mede os níveis dos reservatórios pelo computador. “Este sistema faz com que a água em Nova Odessa seja muito bem distribuída. O sistema também liga as bombas a distância através do computador. Com este monitoramento, a tendência é que a qualidade da água melhore cada vez mais”, disse.

O relatório pode ser encontrado, durante o ano inteiro, além do site da Coden (www.coden.com.br), na sede da Coden, na Prefeitura de Nova Odessa, na Vigilância em Saúde, no Hospital Municipal nas quatro UBSs.
 

Veja também

Coden apresenta Plano de Combate às Perdas de Água Tratada e Mapa Digital de Nova Odessa

Leia na integra

AutoBAn inicia plantio de 425,6 mil mudas de árvores em APPs de Nova Odessa

Leia na integra