Home . Notícias

Novas represas devem aproveitar 100% do potencial hídrico do Córrego Recanto

03/11/2008 Por pepe

Um dia após assinar os decretos de utilidade pública das áreas onde serão construídas duas novas represas de água bruta, o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, deu mais detalhes da escolha da bacia do Córrego Recanto para receber os reservatórios. Os novos reservatórios serão chamados de Recanto 4 e Recanto 5 e comportarão, somados, 215 milhões de litros de água.

Segundo o prefeito, que em seus mandatos anteriores construiu as represas de abastecimento utilizadas atualmente, as novas barragens vão permitir o estoque, nos meses de chuva, de praticamente 100% da vazão da bacia – água que poderá ser utilizada nos meses de estiagem.

“As duas novas barragens no Córrego Recanto vão nos permitir estocar quase a totalidade da água que a bacia produz. Assim, dificilmente vai acontecer de passar água sobre o vertedouro da Recanto 1 (onde acontece a captação), mesmo com chuvas. Teremos quase 100% da capacidade da bacia estocada para uso pela população, segurando água no período chuvoso para não faltar no período de estiagem”, explicou Samartin.

Segundo ele, a escolha do Córrego Recanto (onde já existem três represas) também vai representar economia para a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), que não vai precisar realizar grandes investimentos em captação.

“A infra-estrutura de captação já existe na Represa Recanto 1, que fica abaixo das demais. Vamos investir apenas em estoque, aproveitando o bombeamento que já utilizamos atualmente até a ETA (Estação de Tratamento de Água)”, justificou o prefeito.

As áreas a serem desapropriadas, na região da Fazenda Velha, estão situadas aproximadamente 150 metros acima da cabeceira da Represa Recanto 3 e somam 55 mil metros quadrados. A partir desta semana, uma comissão vai avaliar os valores das duas áreas, para que o Município possa negociar a desapropriação amigável com a usina proprietária dos terrenos.

Os 215.000 metros cúbicos de água bruta que serão estocados equivalem ao consumo total da cidade, no alto Verão, por até 20 dias. Os estudos de viabilidade foram realizados pela Coden, e a obra deve ser executada em parceria com a Prefeitura.

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3 (que passa atualmente por desassoreamento), Lopes 1 e 2 e a Santo Ângelo. Juntas, elas somam aproximadamente 3.450.000 metros cúbicos de água bruta. A Coden trata e distribui, mensalmente, até 380 mil metros cúbicos.

Veja também

Prefeito de Nova Odessa decreta utilidade pública de áreas para construção de 2 novas represas

Leia na integra

Nova Odessa participa de pesquisa do IBGE sobre Saneamento Básico

Leia na integra