Home . Notícias

Com desassoreamento, Coden amplia capacidade da Represa Recanto 3

07/07/2008 Por pepe

Nova Odessa vai ganhar mais 15.000 metros cúbicos de capacidade para guardar água bruta – como é chamada a água das represas que vai ser tratada e distribuída para a população. A Coden (Companhia de Desenvolvimento) já está realizando o trabalho de desassoreamento da Represa Recanto 3, com apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado), que cedeu uma draga para a cidade.

Ao final do serviço, terão sido retirados 15.000 metros cúbicos de terra de uma faixa de 15 metros da margem da represa. Para cada metro de terra que sai, um metro de água entra, aumentando a capacidade de reservação. A capacidade adicional da represa vai representar mais de um dia de consumo de água no Verão.

Pelo convênio com o DAEE, a Coden ficou responsável pelo transporte e manutenção do equipamento, além de ter contratado um operador para a draga. A Companhia também obteve as licenças ambientais necessárias, de órgãos como o DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) e o próprio DAEE. A obra começou em abril, quando ainda chovia, e deve durar 180 dias “secos” (de tempo firme). A Coden deve investir em torno de R$ 30 mil.

A terra retirada do leito da Recanto 3 pela draga está sendo depositada nas próprias margens, evitando assim o surgimento de “praias” nas margens do reservatório. A represa não teve de ser esvaziada para passar pelo desassoreamento, já que a captação da Coden acontece mais para baixo, na Recanto 1, onde todo o material eventualmente “levantado” já decantou novamente para o fundo.

“A obra visa um aumento importante na capacidade de armazenamento de água bruta, aumento nossa disponibilidade de água para algum eventual período crítico. A obra também nos permite, caso seja necessário, baixar o nível de água de outra das represas para alguma manutenção”, explicou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Ampliação do Sistema

Enquanto isso, a Coden continua com o processo de licenciamento para a construção de duas novas represas no sistema, a Recanto 4 e a Recanto 4b. Juntos, os dois reservatórios, cuja construção foi uma determinação da Administração Municipal, podem representar o acréscimo de até 400.000 metros cúbicos adicionais de água bruta ao sistema – o equivalente a mais de um mês de consumo no Verão.

Reservas

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3, Lopes 1 e 2 e a Represa Santo Ângelo. Juntas, elas somam aproximadamente 3.450.000 metros cúbicos de água bruta. A Coden trata, mensalmente, 380 mil metros cúbicos de água, captada em mananciais próprios desde os anos 70. Nova Odessa tem aproximadamente 190 quilômetros de rede de distribuição, que leva água a 99% das residências.
 

Veja também

Maquete da ETE do Ribeirão Quilombo está em exposição no Paço Municipal

Leia na integra

Começa obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra