Home . Notícias

Maquete da ETE do Ribeirão Quilombo está em exposição no Paço Municipal

04/07/2008 Por pepe

Há uma semana, quem passa pelo Saguão da Prefeitura de Nova Odessa pode conferir a maquete da futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, feita pelos estagiários de Engenharia Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente.

O trabalho, comandado pelos coordenadores de Meio Ambiente, Daniela Favaro, e Engenharia, Carlos Augusto dos Santos, faz parte do Projeto “ReNova Quilombo”, que é o nome fantasia do Projeto Técnico Social da ETE. A exposição deve ficar no Paço Municipal por mais 15 dias.

A maquete reproduz, em menor escala, a ETE, constituída por 2 módulos de tratamento aeróbio/anaeróbio tipo U-Box. A miniatura traz os emissário, interceptor, reator 1 e reator 2, fluir (queimador de gases), administração, entre outros espaços do projeto.

Além da exposição no Paço Municipal, a maquete ficou exposta na barraca da Coordenadoria de Meio Ambiente durante o Sábado Mania, no último dia 28 de junho. O evento, organizado pela Prefeitura, SESI (Serviço Social da Indústria) e a EPTV Campinas, reuniu na Praça dos três Poderes, cerca de 18 mil pessoas. Estima-se que pelo menos seis mil pessoas visitaram a maquete.

Entenda o ReNova Quilombo

O ReNova será desenvolvido em etapas, através de ações junto aos educadores da cidade e de PAPs (Projeto Ação Participação) entre a Prefeitura e as comunidades.

O projeto conta com o seguinte cronograma: a formação dos PAPs; eventos mobilizadores com a comunidade; visitas técnicas às represas de Nova Odessa (já em prática); a Educomunicação (a Educação através da Comunicação, na qual os alunos serão os “repórteres” do que está acontecendo em sua escola e comunidade); e, para encerrar, workshops e oficinas de apresentação dos trabalhos realizados.


 

Veja também

Começa obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra

ETE Quilombo: Prefeitura de Nova Odessa e Coden aceleram obras do Interceptor de Esgoto

Leia na integra