Home . Notícias

Coden faz mapa eletrônico das redes de água e esgoto de Nova Odessa

16/05/2008 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) realiza nos próximos meses o levantamento planialtimétrico georeferenciado das redes de água e esgoto da cidade. Para a tarefa – um verdadeiro “mapa eletrônico detalhado” das tubulações que cortam o município – a Coden contratou uma empresa especializada, através de licitação.

O mapa vai incluir uma foto aérea tirada de grande altitude para melhor visualização das redes. A Coden vai investir R$ 145 mil no trabalho. No levantamento de campo, equipes da empresa vão percorrer todas as ruas, avenidas e estradas de Nova Odessa com equipamento eletrônico de topografia e cadastrar as malhas de água e esgoto – incluindo os poços de visitas, registros e bocas de lobo das galerias de águas pluviais.

Além dos mapas das redes, a empresa vai marcar a exata posição de cada ponto de referência através de aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global), que fornecem a longitude e latitude exata através de satélites.

“Este trabalho é de suma importância para o planejamento de novas obras, o pré-dimensionamento de novas adutoras, estações elevatórias, reservatórios, etc. Será um cadastro completo das redes, permitindo traçarmos metas detalhadas para a implantação de novas melhorias”, explicou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

O levantamento também será útil nos casos de rompimento de rede. “Imediatamente, saberemos quais registros devem ser fechados para realizarmos o serviço de manutenção. E nos casos de manutenções de rotina, saberemos exatamente quantos e quais consumidores ficarão sem o fornecimento de água pelo período necessário e poderemos comunicar diretamente estes contribuintes”, continuou Ongaro.

Outra facilidade do “mapa” georeferenciado das redes será permitir que as equipes de manutenção saibam previamente qual o diâmetro das tubulações e tipos de registros a serem utilizados em caso de substituição ou conserto de emergência ou de rotina. “A equipe de manutenção já vai sair daqui tendo em mãos uma ordem de serviço com as informações sobre a tubulação que vai encontrar no campo, levando as ferramentas e acessórios necessários ao reparo”, afirmou o engenheiro.

Macro x micro

Segundo Ongaro, o levantamento georeferenciado também vai incluir o cadastro por setores das ligações de água e esgoto de cada imóvel industrial, comercial e residencial, permitindo um melhor controle de demanda destes setores e um acompanhamento dos possíveis pontos com maior probabilidade de vazamento ou presença de ligações irregulares.

“Uma vez que tenhamos toda a malha no programa, incluindo os medidores de todas as ligações finais, saberemos onde instalar macromedidores na rede em cada setor. O consumo total dos hidrômetros do setor tem de bater com o fornecimento aferido no macromedidor. Se não bater, saberemos onde há vazamentos ou consumo clandestino. Todo este trabalho vai contribuir para a luta incansável na redução do índice de perda de água no Município”, finalizou Ongaro.
 

Veja também

Reciclagem: Prefeitura de Nova Odessa e Coden lançam campanha “Óleo Aqui”, de coleta de óleo de cozinha usado

Leia na integra

Definidas propostas vencedoras para terraplenagem e construção da ETE do Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra