Home . Notícias

ETE: Projeto ReNOVA Quilombo, de Nova Odessa, é elogiado pela Caixa

16/05/2008 Por pepe

Na última semana, coordenadores e assessores de todos os setores da Prefeitura de Nova Odessa participaram, no Auditório do Paço, da apresentação do Projeto “ReNOVA Quilombo” à equipe técnica da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal de Campinas.

ReNOVA Quilombo é o nome fantasia do Projeto Técnico Social da ETE do Quilombo, que foi apresentado a Maria Celeste Piva, da Redur da CEF. O projeto foi elogiado pela instituição financeira.
O projeto social e de Educação Ambiental faz parte das ações sócio-educativas obrigatórias previstas no contrato de financiamento para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo.
“O projeto técnico social de Educação Ambiental precisa caminhar junto à construção da ETE, para garantirmos a liberação das verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a cidade. O ReNOVA Quilombo tem como foco principal a Educação Ambiental. Já demos início aos trabalhos com formação de professores e estamos iniciando o trabalho com os alunos da cidade”, explicou a vice-prefeita Salime Abdo, que acompanha de perto o desenvolvimento do projeto.

O ReNOVA será desenvolvido em etapas, através de ações junto aos educadores da cidade e de PAPs (Projeto Ação Participação) entre a Prefeitura e as comunidades. “O objetivo é desenvolver uma Educação Ambiental crítica, numa perspectiva de aproximação da comunidade à realidade social, para que todos saibam a importância de se construir uma ETE na cidade”, explicou Bárbara Chacur Rodrigues, diretora municipal de Ensino Fundamental.

O projeto contará com o seguinte cronograma: a formação dos PAPs; eventos mobilizadores com a comunidade; visitas técnicas às represas de Nova Odessa (já em prática); a Educomunicação (a Educação através da Comunicação, na qual os alunos serão os “repórteres” do que está acontecendo em sua escola e comunidade); e, para encerrar, workshops e oficinas de apresentação dos trabalhos realizados.

“Nova Odessa está muito à frente de outros municípios com este projeto, que ficou pronto em tempo hábil e que foi determinante para conseguirmos os recursos do PAC”, afirmou Maria Celeste Piva, técnica social da Redur, da CEF de Campinas.

Ainda este mês, a Prefeitura dá início à da primeira etapa da ETE, constituída por 2 módulos de tratamento aeróbio/anaeróbio tipo U-Box, com investimentos de R$ 8.892.022,02, dos quais R$ 7.560.000,00 virão do PAC, via Ministério das Cidades, e o restante será pago pelo próprio Município, a título de contrapartida.

Educação Ambiental

Nesta sexta-feira, 16 de maio, 80 alunos dos 4º anos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dante Gazzetta participaram de uma de uma visita monitorada às Represas Recanto 1, 2 e 3, responsáveis por grande parte do sistema de abastecimento de água da cidade. As visitas fazem parte do ReNOVA Quilombo.

“Esta capacitação tem grande importância na vida dos alunos, pois agrega conhecimentos e desenvolve a consciência ambiental capaz de garantir o bem-estar da população novaodessense atual e das futuras gerações, que são os nossos alunos de hoje”, concluiu a professora de Educação Ambiental Carla Rebolo, que acompanhou os alunos.


 

Veja também

Reciclagem: Prefeitura de Nova Odessa e Coden lançam campanha “Óleo Aqui”, de coleta de óleo de cozinha usado

Leia na integra

Definidas propostas vencedoras para terraplenagem e construção da ETE do Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra