Home . Notícias

Reciclagem: Prefeitura de Nova Odessa e Coden lançam campanha “Óleo Aqui”, de coleta de óleo de cozinha usado

07/05/2008 Por pepe

A Prefeitura de Nova Odessa e a Coden (Companhia de Desenvolvimento) lançaram oficialmente, no início de maio, a Campanha “Óleo Aqui”, de coleta e destinação do óleo de cozinha usado. Já estão funcionando 21 pontos de coleta de óleo vegetal na cidade, com um tambor instalado em cada uma das 20 escolas e creches municipais e mais um na sede da Coden, na Avenida Ampelio Gazzetta, nº 2.635, no Jardim Bela Vista.

A Coden fez uma parceria com a Aledna Transportes e Comércio de Óleos Residuais Ltda, de Sumaré, mais conhecida como “Pronto Óleo” – empresa especializada na reciclagem do material e que possui toda a certificação ambiental exigida. Pela parceria, a empresa vai coletar periodicamente o óleo depositado nos tambores de 200 litros, sem custos para o Município.

A campanha de arrecadação e reciclagem do óleo de cozinha usado é voltada para toda a população, mas principalmente para as crianças – daí a opção pelas escolas municipais como pontos de coleta. Ainda não há uma estimativa de quantos litros de óleo podem vir a ser arrecadados por mês.

O óleo deve ser depositado nos tambores dentro do recipiente ou frasco utilizado pelas famílias para juntar o resíduo, geralmente garrafas pet fechadas. “É importante deixar claro que só pode ser reciclado o óleo vegetal, de cozinha, e não óleo mineral, como lubrificantes de carro, porque a empresa só reprocessa o óleo vegetal”, explicou o técnico de Segurança do Trabalho da Coden, João Tavares da Silva Neto.

Segundo o coordenador municipal de Educação, Assis das Neves Grillo, deve ser instalado um 22º ponto de coleta no Parque Ecológico Isidoro Bordon, o Zoológico Municipal de Nova Odessa. “O projeto busca conscientizar nossos alunos e toda a comunidade para a importância de mantermos um meio ambiente livre de poluentes, preservando a vida no planeta”, afirmou Assis.

Cada litro de óleo jogado na rede coletora de esgoto tem potencial para poluir até 1 milhão de litros de águas dos mananciais e bacias hidrográficas. “Com a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, é muito importante que o óleo de cozinha usado não seja mais despejado nos ralos das pias das casas, pois este óleo vai prejudicar o funcionamento da Estação”, completou o coordenador.
 

Veja também

Definidas propostas vencedoras para terraplenagem e construção da ETE do Quilombo, em Nova Odessa

Leia na integra

Prefeitura de Nova Odessa e Coden anunciam planejamento para a construção de 2 novas represas no Sistema Recanto

Leia na integra