Home . Notícias

Dia Mundial da Água: consumo é assunto o ano inteiro na Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa

20/03/2008 Por pepe

Sábado, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data significativa para ressaltar as tarefas que a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) vem realizando no saneamento básico, além dos trabalhos de conscientização dos cidadãos novaodessenses visando a preservação e economia da água.

“Nós temos o olhar atento no presente, ao mesmo tempo em que procuramos soluções para o futuro”, explicou o engenheiro Ricardo Ongaro, diretor presidente da Coden, sobre estes trabalhos constantes.

Não só na semana da água, mas durante todo o ano, a ETA (Estação de Tratamento da Água) promove visitas monitoradas de alunos de escolas públicas e particulares, para que eles conheçam o processo de tratamento da água e recebam informações sobre a importância do uso racional da bem mineral. “Eles aprendem que o desperdício é o grande vilão do abastecimento público”, afirmou Ongaro.

Na ETA, encontra-se também um painel com simulações de consumo de água que varia conforme as tarefas que são habitualmente praticadas pelas pessoas diariamente, como escovar os dentes com a torneira aberta ou fechada.

As estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) de Nova Odessa também participam de palestras na ETA, sobre temas como a importância do uso racional da água. Nas palestras, são distribuídos panfletos educativos, que ensinam como detectar vazamentos, noções de economia e de limpeza da caixa d’água, e mostram obras realizadas durante a atual administração.

“Todos esses trabalhos têm como principal objetivo mostrar à população que a água é o bem mais precioso que se tem e que é a partir dela que existe a vida. É por isso que nos preocupamos tanto em captar, tratar e distribuir água de excelente qualidade para a população, mas que seja consumido de forma racional. Devemos nos considerar privilegiados por captarmos água de mananciais próprios, ainda preservados, sem nenhuma poluição, o que é raro em nossa região”, alertou Ricardo Ongaro.

Por fim, o diretor presidente da Coden lembrou o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, lançada pela ONU em 1992, que ser a água “faz parte do patrimônio do planeta”. “Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”.


 

Veja também

Coden alerta consumidores para suposto golpe em venda de filtros

Leia na integra

Prefeito de Nova Odessa assina contrato para mais 1.802 metros do Interceptor de Esgoto do Quilombo

Leia na integra