Home . Notícias

Água de Nova Odessa terá o menor reajuste médio dos últimos anos

29/02/2008 Por pepe

As tarifas de água e esgoto da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelos serviços de saneamento básico da cidade, terão, em abril, o menor reajuste anual dos últimos tempos, de 8,67% – equivalente ao IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) do período de 12 meses desde o reajuste inflacionário anterior.

“A direção da Companhia decidiu aplicar nos valores da tarifa de água e esgoto, neste ano, apenas o índice acumulado do IGP-M referente ao período de doze meses compreendido entre março de 2007 e fevereiro de 2008, correspondente a 8,67%. Este valor foi obtido após a divulgação do índice de fevereiro de 2008, na quinta-feira, pela Fundação Getúlio Vargas”, explicou o diretor presidente da Companhia, Ricardo Ongaro.

Segundo a Coden, ao contrário dos anos anteriores, em que era montada uma planilha de custos da Companhia, o índice oficial foi escolhido para balizar o reajuste deste ano por ser “amplamente divulgado e utilizado pelo mercado, além de ser o fator de correção utilizado nos contratos junto aos fornecedores de mercadorias e serviços da Coden”.

“O índice apurado desta vez corresponde ao menor valor desde 2005, levando-se em conta a média das tarifas aplicadas. Historicamente, tivemos reajustes médios das tarifas de 13,7% em 2005, 17,21% em 2006 e 8,86% em 2007, ligeiramente maior do que os 8,67% aplicados neste ano a todas as tarifas, de forma linear”, esclareceu o diretor presidente, ressaltando que as tarifas locais continuam sendo uma das menores da região.

A Coden publica neste sábado, no Diário Oficial do Município, o Ato Administrativo do aumento linear, seguido da homologação do Ato pelo chefe do Executivo.

Investimentos mantidos

Segundo Ongaro, mesmo com o reajuste médio menor, a Companhia prevê uma série de investimentos para este ano, para garantir o abastecimento da cidade.

“Estão previstos, para 2008, diversos investimentos visando a melhoria de todo o sistema de captação de água e afastamento e tratamento do esgoto. De imediato, devemos realizar melhorias na ECA (Estação de Captação de Água) do Jardim São Jorge, com a reforma da cabine da entrada de força, objetivando adequação de todo o sistema às exigências da CPFL”, disse.

A Coden também prevê investir na construção de novas adutoras, a fim de suprir continuadamente todo o município com água tratada; a dinamização da ETA (Estação de Tratamento de Água), com a instalação de colméias nos decantadores para acelerar o sistema de tratamento da água; e a implantação de telemetria (monitoramento à distância dos reservatórios e de redes), dinamizando a distribuição de água tratada por toda a cidade, além de ser utilizado como medida de prevenção e controle de perdas.

“Estes são exemplos de investimentos que melhorarão o sistema de água. Para o sistema de esgoto, estão previstos novos investimentos em coletores tronco e interceptores, que alimentarão a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo”, completou o diretor presidente da Coden.


 

Veja também

Coden retoma geofonamento da rede de água de Nova Odessa nesta terça, dia 20

Leia na integra

Coden assina com o Fehidro para fazer Plano Diretor de Combate às Perdas de Nova Odessa

Leia na integra